Em Jales, só a Avenida João Amadeu tem dez códigos diferentes

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Em Jales, só a Avenida João Amadeu tem dez códigos diferentes
Não bastassem as dezenas de ruas de Fernandópolis que não têm placas indicativas do nome do logradouro – elas são abundantes, por exemplo, no Residencial Antonia Franco e na Vila Universitária – há mais um indicativo de que os carteiros e entregadores da cidade nasceram para sofrer.
 Ao postar uma correspondência na última quinta-feira, 25, o corretor de imóveis José Antônio Alves da Silva descobriu que cidades da região, como Jales e Votuporanga, já têm o Código de Endereçamento Postal – CEP – individualizado.
 Há anos esse tipo de código é utilizado em grandes centros, como São Paulo, o que facilita os serviços dos Correios e torna os serviços mais eficientes.
 Em Jales, a longa Avenida João Amadeu tem nada menos que dez códigos distintos. Isso faz com que carteiros e entregadores racionalizem seus trabalhos. Essa avenida, além do Centro, percorre os bairros Jardim Samambaia, Jardim Ana Cristina, Parque Industrial II e Jardim Doutor Euplhy Jalles.
 Em Votuporanga, a conhecida Rua Amazonas, a mais importante da cidade, é igualmente dividida em setores. A vantagem do código é a racionalização que propicia à distribuição dos malotes a cada carteiro. Isso agiliza os serviços e dá maior garantia de sucesso na chegada da correspondência.
 “Não sei por que Fernandópolis não tem esse benefício. Gostaria de saber”, disse Alves da Silva. “Até hoje estamos no velho 15.600.000”, reclamou, fazendo referência ao número de CEP vigente há anos no município.
RAZÕES
 Código postal ou Código de Endereçamento Postal (CEP) é um código desenvolvido pelas administrações postais e criado no sentido de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondências. Cada administração postal é livre de criar o código que melhor se adapte à realidade postal e administrativa do seu país.
 Existem diversos tipos de código postal - puramente numéricos ou misturando letras e números, como o código postal britânico. Este código pode indicar simplesmente uma região ou, em certos casos, indicar o prédio do destinatário da correspondência.
 Mas, afinal, o que levou os Correios Brasileiros a adotarem o critério nas cidades vizinhas e não em Fernandópolis?
 Na agência local, o funcionário Ivair informou que, há cerca de um ano, o setor dos Correios de São José do Rio Preto encarregado da codificação das ruas realizou um estudo em Fernandópolis: “com certeza, o sistema será implantado por aqui”, acredita o funcionário.
 Em contato com os Correios de Rio Preto, o jornal obteve a informação de que a implantação do sistema depende de manifestação da administração municipal: “a partir disso, os Correios enviam funcionários para implantar o sistema de codificação individualizada dos logradouros”, explicou. No noroeste paulista, Jales foi o primeiro município a ter implantado o sistema.