Jogando diante de um excelente público – 2091 torcedores compareceram ao “Cláudio Rodante” – o Fefecê venceu a AD Guarulhos por 2x0 e garantiu o primeiro lugar do Grupo 11 do campeonato paulista da 2ª Divisão.
Só que não foi o grande espetáculo que a torcida esperava. Motivada pela grande atuação da “Águia” em Olímpia, no dia 19, a torcida atendeu ao apelo da diretoria e quase lotou o estádio municipal. Os jogadores, porém, aparentemente sentiram a responsabilidade no início do jogo. A ansiedade era visível nos mais jovens, como Michel e Caíque, que voltava ao time.
A AD Guarulhos, armada num 3-4-3 pelo técnico Toninho Oliveira, gostou do piso e das dimensões do gramado e saiu para o jogo. Marquinhos, o número 11, marcava individualmente Tiziu – às vezes, até com violência. Assim, o Fefecê demorou 25 minutos para criar a primeira boa chance, um cruzamento de Tiziu que João Paulo cabeceou por cima.
O zero a zero persistiu até o final do primeiro tempo, quando alguns torcedores já vaiavam o treinador China. No vestiário, o técnico fez a modificação que solucionaria os problemas de marcação pelo lado esquerdo da defesa: colocou Augusto em lugar de Jackson. Canhoto, Augusto cobria as descidas de Michel e ele próprio se aventurava ao ataque, como aos 29 minutos, na mais bela jogada individual da partida. A bola foi desviada a escanteio.
A torcida voltou a criticar o treinador quando China substituiu Marcelinho Lanza por Washington. Atacante de origem, Washington lançou-se ao ataque, deixando um “buraco” no setor direito, por onde Vitor e Jeferson passaram a jogar.
Quando a torcida já dava mostras de irritação, saiu o primeiro gol, aos 36 minutos. Michel cobrou escanteio fechado pela esquerda, Tiziu resvalou de cabeça na primeira trave e o zagueiro Allison completou, também de cabeça, no canto esquerdo de Rafael.
Foi o primeiro gol do capitão do Fefecê no torneio. No lance, Allison recebeu o terceiro cartão amarelo. Com isso, ele não viajará a São Vicente, e entrará livre de cartões na terceira fase.
A partir daí, o time desencantou. Aos 40, depois de grande jogada de Itamar pela direita, o meia Ailton tocou rasteiro, da entrada da grande área, no canto direito do goleiro.
Ainda houve tempo para uma grande defesa de Stivi, um chute na trave desferido pelo artilheiro João Paulo e outra bola no poste, chutada por Jeferson, da AD Guarulhos. No final, o Fefecê saiu aplaudido. Apenas dez minutos – os derradeiros da partida – bastaram para que a equipe convencesse os torcedores de que está no caminho certo.
Neste domingo, o Fefecê cumpre tabela em São Vicente, às 10h. China deverá escalar a equipe reserva. No outro jogo da série, o Olímpia venceu o São Vicente por 2x1. Agora, a classificação está assim: 1º Fefecê, 13 pontos; 2º Olímpia, 6 pontos; 3º São Vicente, 5 pontos; e 4º Guarulhos, 2 pontos.
FICHA TÉCNICA: Fefecê: Stivi; Marcelinho Lanza (Washington), Edmar, Allison e Michel; Caíque, Jackson (Augusto), Ailton e Tiziu (Dominguinos); Itamar e João Paulo. Técnico: China. AD Guarulhos: Rafael; Everton Augusto, Leandro, Digo e Aurélio; Perdigão, Alex (Jeferson), Ederson (Danilo) e Everton; Vitor e Marquinhos (Diego). Técnico: Toninho Oliveira. Árbitro: Rodrigo Braghetto. Local: Estádio “Cláudio Rodante”, em Fernandópolis.