A noite de 19 de agosto último entrará para os anais do Fernandópolis Futebol Clube. Nessa ocasião, o Fefecê fez uma de suas maiores exibições nesta década, jogando em Olímpia e vencendo o time da casa por 3x0.
Como era previsto, a volta do meia Tiziu deu nova alma ao time. Sem Boto e Caíque, suspensos, o técnico China lançou Marcelinho Lanza na lateral direita e Augusto como volante. Os dois – especialmente Augusto – jogaram bem e não deixaram a torcida sentir saudades dos titulares.
Mas a mudança crucial foi a da camisa 8. China decidiu promover a estréia de Ailton na posição, em lugar de Thiago Pansani. Como os dois jogadores têm mais de 23 anos, Thiago nem viajou (o regulamento só permite três atletas nessa faixa etária na súmula, e o Fefecê já contava com Stivi e Allison).
E Ailton deu o “toque de classe” que faltava ao meio de campo. Jogando fácil, tocando de primeira e fazendo lançamentos perfeitos, ele a todo instante deixava João Paulo e principalmente Itamar em condições de marcar.
O Olímpia, precisando vencer, abriu mão do “ferrolho” que armou em Fernandópolis no primeiro turno. Isso foi fatal. Depois de vários lances perigosos, o Fefecê marcou aos 40 minutos: Ailton lançou a João Paulo, que tocou a Itamar na direita. Itamar cortou Elder e chutou forte, alto, no canto esquerdo de Klaiton: 1x0.
Inferiorizado nas ações e no placar, no intervalo o treinador do Olímpia, Deto Pereira, substituiu Gilso por Guilherme Rezende. O time da casa melhorou e logo aos dois minutos, uma cabeçada a queima-roupa do centroavante Lucas obrigou Stivi a fazer uma grande defesa.
O Fernandópolis não se perturbou e continuou usando seu repertório de toque de bola e jogadas de contra-ataque. Foi assim que, aos 30 minutos, Itamar invadiu pela direita em velocidade e cruzou rasteiro para o meio da área. Ailton escorou de primeira, com classe, tirando a bola do alcance de Klaiton.
O Olímpia ainda nem havia se recuperado do segundo gol quando, aos 33, João Paulo recebeu uma bola na intermediária adversária, invadiu pela esquerda, passou por dois zagueiros, cortou para o meio e, na saída de Klaiton, rolou a bola mansamente no canto direito: 3x0.
China, então, substituiu o goleiro Stivi, que sentiu o músculo adutor, pelo reserva Alex. Já no final da partida, ele sacou João Paulo e colocou Bruno. Aí, foi só esperar o apito final e os elogios da própria imprensa olimpiense, que classificou a “Águia” como o melhor time a atuar na cidade em 2011. Com 10 pontos ganhos, o Fefecê está classificado para a terceira fase, com duas rodadas de antecedência.
FICHA TÉCNICA: Olímpia: Klaiton, Ricardo, André, Zé Ilton e Elder; Jesiel, Gilso (Guilherme Rezende), Juninho (João Neres) e Ramon; Lucas (Jardel) e Billy. Técnico: Deto Pereira. Fefecê: Stivi (Alex); Marcelinho Lanza, Edmar, Allison e Michel; Augusto, Jackson (Dominguinhos), Ailton e Tiziu; João Paulo (Bruno) e Itamar. Técnico: China. Árbitro: Antonio Rogério batista do Prado. Local: Estádio “Tereza Breda”, em Olímpia-SP.
No domingo, também pelo Grupo 11, o Guarulhos recebeu o São Vicente e foi goleado por 4x1. Com o resultado, o São Vicente ocupa agora a segunda, colocação, com 5 pontos. O Olímpia tem 3 e o Guarulhos, 2.