Fefecê perde em Birigui e cai no Grupo 11 da 2ª fase

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fefecê perde em Birigui e cai no Grupo 11 da 2ª fase
O Fernandópolis Futebol Clube, que até então liderava o Grupo 1 do campeonato paulista da 2ª Divisão, foi derrotado na manhã de domingo em Birigui pelo Bandeirante Esporte Clube por 2x1, caindo para o terceiro lugar da chave. O jogo valeu pela última rodada da primeira fase da competição. 
 Com isso, o Fefecê permaneceu com 19 pontos e está no Grupo 11 da segunda fase, ao lado de Guarulhos, São Vicente e Olímpia. O Votuporanguense, que só empatou em casa com o Tupã por 1x1, ficou em segundo lugar com 20 pontos e caiu no Grupo 12, ao lado de Portuguesa Santista, Olé Brasil e Brasilis.
 O Bandeirante acabou em primeiro lugar, com 20 pontos e melhor saldo de gols que o CAV, e fica no Grupo 7, ao lado de Guariba, Guaçuano e Capivariano. Finalmente, o Tupã se classificou em quarto lugar no grupo, com 18 pontos, e jogará pelo Grupo 10, que tem ainda Desportivo Brasil, Jacareí e São Bernardo. Na outra partida do Grupo 1, José Bonifácio e Assisense ficaram no 0x0.
O JOGO
 Para a imprensa e os vários torcedores de Fernandópolis que foram a Birigui, o técnico China tem boa parcela de culpa pela derrota. O treinador fez mudanças inexplicáveis, como o deslocamento do meia Michel para a lateral esquerda, deixando Rafael Rocha na reserva. Michel é destro e rende muito mais jogando no meio de campo.
 China justificou ainda a entrada do meia Leandro dizendo que o jogador precisava ganhar ritmo de jogo. Finalmente, ele escalou Washington no ataque, ao lado de João Paulo, deixando no banco Tiziu e Itamar.
 Com isso, o time ficou descaracterizado. A defesa, normalmente o ponto forte, mostrou insegurança e Jackson e Leandro jogavam muito mal. No ataque, o confuso Washington não conseguia se aproximar de João Paulo.
 Com exceção de chutes de longe, de João Paulo e Jackson, que o goleiro Gabas defendeu, a única boa chance aconteceu aos 40 minutos: Washington cruzou, João Paulo escorou e a bola sobrou no pé direito de Leandro (ele é canhoto) que ainda assim bateu a gol, para defesa de Gabas.
 A essa altura, o BEC já fizera 1x0, aos 28 minutos: em cobrança de escanteio, o zagueiro Dias cabeceou no canto esquerdo de Alex.   
 No segundo tempo, China promoveu três mudanças que mudariam o panorama da partida. Tirou o inoperante Leandro para a entrada de Tiziu, escalou Dominguinhos no lugar de Jackson e trocou Washington pelo amuleto Itamar.
 A partir daí – mesmo com o Fefecê já perdendo por 2x0, já que Bruninho aproveitara um rebote da trave para marcar – começou outro jogo de futebol. Thiago Pansani cresceu no meio de campo; Michel passou a se aventurar ao ataque, e João Paulo, Tiziu e Itamar infernizavam a defensiva do BEC.
 Aos 12 minutos, João Paulo saiu frente a frente com Gabas e tentou cobrir o goleiro, que fez a defesa. Aos 21, João Paulo sofreu pênalti. Ele mesmo cobrou e diminuiu: 2x1. Aos 28, numa blitz do ataque, Michel e Pansani chutaram em sequência, para defesas de Gabas.
 Aos 39, um chute forte de longa distância de Pansani chocou-se contra o poste direito. Aos 41, Tiziu, livre na grande área, chutou por cima. Aos 45, foi a vez de Boto perder boa chance. Na sequência, Gabas defendeu um chute de Pansani no ângulo. Ainda houve tempo de Itamar perder boa oportunidade, antes do apito final.
 Um resultado injusto, mas que serviu para mostrar aquilo que o elenco tem de melhor – e de pior.
FICHA TÉCNICA: Bandeirante: Gabas; Edmilson (William), Dias, Mayke e Breno; Sigmar, Everton, Fagner e Gil Bahia (Jonathan); Bruninho (Luizão) e Lucas. Técnico: Edson Fumaça. Fefecê: Alex; Boto, Cauê, Allison e Michel Baroni; Caíque, Jackson (Dominguinhos), Thiago Pansani e Leandro (Tiziu); João Paulo e Washington (Itamar). Técnico: China. Árbitro: Thiago Silva Egidio. Local: Estádio Pedro Marim Berbel, em Birigui.