Vacinação contra Paralisia Infantil será neste sábado

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Vacinação contra Paralisia Infantil será neste sábado
Neste sábado, 18, a Secretaria de Saúde de Fernandópolis promove a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Desta vez, será incluída na campanha a vacinação contra o Sarampo. A imunização será voltada para crianças menores de seis anos. A vacinação vai ocorrer nas Unidades Básicas de Saúde, que estarão abertas das 8h às 17h, no Shopping Center e na Praça Joaquim Antônio Pereira, que vai contar também com brinquedos, pipoca e algodão doce, das 9h ao meio dia.
  Pólio e Sarampo
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a campanha objetiva proteger a população infantil contra as duas doenças antes do período de férias. O esquema de imunização funcionará da seguinte forma: crianças de zero a um ano receberão a vacina contra a pólio; já as de um a quatro anos de idade terão de tomar as duas vacinas; e entre quatro e seis anos serão imunizadas somente contra o sarampo.
  Mobilização
Por todo o Estado serão mobilizados cerca de 14 mil postos de saúde e 51 mil profissionais, em parceria com as prefeituras. A meta para imunização contra paralisia infantil é atingir 2,67 milhões de crianças, equivalente a 95% das crianças com até 5 anos de idade. Contra o sarampo a vacinação também pretende chegar a 95% de adesão, o que representa 3,17 milhões de crianças. Somente na região de São José de Rio Preto espera-se vacinar contra a paralisia mais de 84 mil crianças; contra o sarampo quase 102 mil.
São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. Porém, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas anualmente com as duas gotas da vacina Sabin.
  Sintomas
A Secretaria orienta a população para que esteja atenta aos sintomas do sarampo. Os principais são febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.