Projeto de Candinha de combate ao “bullying” tem unanimidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Projeto de Candinha de combate ao “bullying” tem unanimidade
A vereadora Candinha Nogueira apresentou projeto que dispunha sobre a instituição do Programa de Combate ao bullying, de ação interdisciplinar e de participação comunitária nas escolas públicas e privadas, no âmbito do município de Fernandópolis. O Projeto foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária realizada desta terça-feira.
 Bullying, palavra de origem inglesa, significa tiranizar, ameaçar, oprimir, amedrontar e intimidar.  A prática já se tornou comum entre os adolescentes. Um problema que começa a ser discutido com mais intensidade diante do aumento da violência escolar.
 Parágrafo único do artigo 1º do Projeto reconhece o bullying nas atitudes de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, praticadas por um indivíduo ou grupo de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la(s) ou agredi-la(s), causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as parte envolvidas.
 A vereadora Candinha Nogueira acredita que a instituição do Programa de Combate ao “Bullying” nas escolas vai permitir o desenvolvimento de ações de solidariedade e de resgate de valores de cidadania. “O bullying é uma forma de agressão que afeta a alma das pessoas”, comentou a vereadora.
 Os vereadores aprovaram também projeto que dispõe sobre autorização para abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$56.030,82, destinado à Santa Casa de Fernandópolis e Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer, recursos estes provenientes do repasse da Sabesp referente a 2% do seu lucro operacional.