O benefício da hidroterapia na Síndrome de Morquio

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

O benefício da hidroterapia na Síndrome de Morquio
O serviço de hidroterapia disponibilizado à população na Clínica de Fisioterapia da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) é um dos mais procurados pela excelência no atendimento, especialmente no caso de pacientes portadores de síndromes, como no caso da Síndrome de Morquio.



A Síndrome de Morquio é uma doença hereditária que pertence ao grupo dos distúrbios de armazenamento de mucopolissacarídeos. É caracterizada pela ausência da enzima 6-sulfo-N-acetilhexosaminida sulfatase e excreção de ceratossulfato na urina. É transmitido por um gene autossômico recessivo. Os portadores desta síndrome podem apresentar: insuficiência cardíaca, dificuldade visual, problemas para andar associados à curvatura anormal da coluna vertebral e problemas respiratórios.



Não há tratamento específico para a síndrome de Morquio. Os sintomas são tratados à medida que vão surgindo. “A hidroterapia é um recurso muito utilizado para o atendimento destes pacientes, pois além dos benefícios da água aquecida que conseguem readequar o tônus muscular, contamos também com os efeitos fisiológicos da imersão, como por exemplo, no sistema respiratório que é determinado pela pressão hidrostática que age sobre o tórax, fortalecendo assim as musculaturas intercostais, aumentando sua capacidade respiratória e sua complacência pulmonar e auxiliando na prevenção de futuras doenças respiratórias”, explica a professora Maristela Ribeiro da Silva que supervisiona o atendimento realizado na Clínica Escola da Fundação de Fernandópolis pelas alunas Nathalia Gasparino Pires e Nelieli Tainá Costa Zanin na paciente A.B.S.


Todos esses efeitos auxiliam na manutenção de uma vida melhor para estes pacientes, tornando a hidroterapia um recurso terapêutico indispensável no atendimento de Síndrome de Morquio.