Mesmo tendo a internet como alternativa para fugir das filas de banco, ir até uma agência muitas vezes é inevitável. Efetuar operações simples como um depósito pode demorar mais do que o esperado. Em alguns casos, a demora no atendimento pode ultrapassar 60 minutos.
Desde o início do ano 2005, data da Lei nº 2984/05, os bancos brasileiros se comprometeram a reduzir o tempo de espera nas filas, não ultrapassando o limite de 20 minutos em dias normais e até 30 nos dias de pico, como datas de pagamento. Dispositivos de senhas para o controle do tempo também foram adotados, mas nem sempre isso dá certo.
Em Fernandópolis, alguns moradores reclamam do tempo de espera nas filas. Um cliente resolveu reclamar e diz ter sido ofendido por um funcionário de um banco da cidade: fiquei muito tempo na fila, e além da demora foi reprimido por uma funcionária. Decidi fazer um boletim de ocorrência e levar a história à diante. Procurei meu advogado e abri um processo contra o banco. Muitas pessoas ignoram o problema e se calam, mas eu decidi fazer algo mais, explicou o cliente que aguarda o resultado do processo desde 2009.
O descumprimento da lei pode acarretar multas e até a interdição da agência. Na própria legislação, há determinação, onde os bancos devem fornecer aos usuários comprovantes do horário de acesso à fila e atendimento pelos caixas.