A sessão solene que homenageou policiais da cidade na Câmara, na terça-feira, 19, foi, sem sombra de dúvidas, uma das que mais se destacaram pelo grande número de autoridades presentes. Só do Poder Judiciário compareceram três representantes (Evandro Pelarin, Heitor Miura e Vinícius Castrequeni). Das autoridades policiais, destaque para o Major Afonso César Evaristo dos Santos, comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar, que não conseguiu esconder sua emoção diante da homenagem. É um orgulho tê-lo em nossa corporação, falou o Major para o 1º Sargento PM Marcos Antônio Hernandes, um dos receberam o Título Policial Padrão.
O segundo policial a receber o Título foi o investigador Edemides Borgato, que em discurso emocionado agradeceu o apoio da família e foi aplaudido de pé pela grande plateia presente do Palácio 22 de Maio. O fotógrafo pericial José Canísio Boni não pôde comparecer o foi representado pelo chefe do Instituto de Criminalística de Fernandópolis, Sidnei Cesar Zulian.
O 1º Sargento PM Joaquim Justino, que trabalha na 2º Companhia de Polícia Ambiental de Fernandópolis foi o quarto homenageado e ofereceu o título aos companheiros de farda.
O Soldado PM Valdecir Turco, que é policial rodoviário desde 1991, também recebeu o título e foi atentamente observado pelas autoridades. O sexto homenageado da noite foi o Subtenente do Corpo de Bombeiros, Luiz Carlos da Silva e também o responsável pela declaração mais emocionante: Pode existir lugar bom para trabalhar, mas, melhor do que o Corpo de Bombeiros eu duvido.
A presidente da Câmara, vereadora Creusa Nossa, chamou os policiais de heróis em seu discurso. Obrigada por cuidarem tão bem da nossa cidade, por zelarem do nosso patrimônio e estarem prontos a qualquer hora do dia e da noite.
O Título Policial Padrão foi criado através de Projeto Decreto Legislativo, em 2010 e traz as assinaturas dos vereadores Neide Garcia, André Pessuto e José Carlos Zambon. A sessão solene de entrega do Titulo aconteceu na terça-feira, 19, logo após a realização da sessão ordinária.