Pais estacionam em fila dupla na porta das escolas e causam transtorno

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Pais estacionam em fila dupla na porta das escolas e causam transtorno
Diariamente, pais que vão buscar os filhos param seus carros em fila dupla na porta de várias escolas da cidade, impedindo a fluidez do trânsito. A cena ocorre costumeiramente por volta das 12h30, horário do “rush” da saída. Em alguns dias, a confusão de veículos é tão grande que chega a tomar conta de um quarteirão, oferecendo risco até para os alunos que circulam entre os carros.
Segundo o capitão Wilson Cardoso, comandante da Policia Militar de Fernandópolis, a fiscalização das escolas compete à PM e acontece sempre que possível.
“Além da fiscalização da Polícia Militar, é muito importante a conscientização dos pais que estacionam os carros de maneira indevida, colocando em risco a própria segurança das crianças que são obrigadas a circular entre os carros”, explicou o capitão.
Fernandópolis conta com aproximadamente 35 estabelecimentos de ensino, entre escolas estaduais, municipais, particulares e faculdades. Para controlar tudo isso, há apenas três viaturas da ronda escolar, o que dificulta o policiamento nas escolas.
“É difícil atender a todas as escolas, pois existem outras ocorrências no mesmo horário, mas quando a situação está tranqüila, disponibilizamos outras viaturas para comparecer às escolas”, afirmou Wilson.
O diretor de uma escola particular da cidade, que preferiu não se identificar, disse que a escola comandada por ele faz um trabalho de conscientização e que nunca teve problemas com os pais.
“Sempre falo com os pais, mas nem sempre adianta, e todos os dias fico no portão da escola para evitar que os tumultos aconteçam”, disse o diretor, que explicou ainda que procurou a prefeitura durante a semana para pedir que o departamento de trânsito forneça cones de sinalização.