Como acontece em todos os anos, a Escola Estadual Armelindo Ferrari de Fernandópolis, promoveu esta semana a eleição da diretoria do grêmio estudantil.
Houve, entretanto, uma grande novidade. Desta vez, o processo de votação foi realizado através da urna eletrônica igual à usada pela Justiça Eleitoral nas eleições brasileiras.
O sistema foi desenvolvido pela Etec Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza cujos alunos também utilizam a urna eletrônica para escolher seus representantes.
Na urna, há as fotos dos candidatos à presidência do grêmio e os nomes das chapas. Segundo o professor Cristian Luís Ferreira Dias, coordenador do pleito, esse evento tem cunho educativo porque aproxima o estudante da realidade de uma eleição, momento em que é exercido um dos mais importantes direitos do cidadão.
Na terça-feira, dia da eleição, alunos da oitava série, como a jovem Taís e o menino Luis Fernando, se divertiram com a experiência. Eles aguardaram na fila o instante de assinar o livro de presenças e em seguida votaram em seus candidatos.
Houve até um caso de tentativa de boca de urna, rapidamente debelado pelo coordenador Cristian. No dia seguinte, a professora Ana Angélica Neves divulgou o resultado da eleição.
A chapa Evoluindo Escola Ferrari foi a vencedora, com 211 votos. Em segundo lugar ficou a Rumo ao Futuro Ferrari à Frente, com 169 votos. Unidos pela Escola teve 103 votos e Amigos da Escola Ferrari recebeu 82 indicações.