A propósito do Dia do Jornalista, o deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP) fez o seguinte pronunciamento na tribuna da Câmara Federal.
Hoje, 7 de abril, é o dia do jornalista. Venho saudar a todos os profissionais da casa e os que atuam diariamente na cobertura dos trabalhos legislativos, e também a todos os jornalistas que nos assistem pela TV Câmara.
Um manifesto da Federação Nacional dos Jornalistas, a propósito desta data, afirma que valorizar a profissão de jornalista é valorizar a própria sociedade.
De fato a imprensa teve, e tem ao longo do tempo, um papel fundamental na conquista das liberdades democráticas, e, sobretudo, na luta pelo fim de qualquer tipo de censura que restrinja a livre expressão do pensamento.
Devemos essas conquistas à persistência e coragem de jornalistas que, muitas vezes colocando em risco da própria vida, fizeram a verdade sair dos porões para ganhar a luz do dia.
Jornalistas fazem de seu cotidiano a busca incessante por um bem precioso: a informação.
São, portanto, profissionais que cumprem uma relevante função social.
Permitam-em cumprimentar, em nome de todos os jornalistas, um batalhador de uma pequena cidade paulista, Alcides Silva, que aos 80 anos dirige com entusiasmo juvenil O Jornal de Santa Fé do Sul. Parabéns a todos os jornalistas e muito obrigado.