O governador de São Paulo Geraldo Alckmin estará hoje em Votuporanga, às 11h, para autorizar a colocação de máquinas na pista e o início das obras de duplicação da Rodovia Euclides da Cunha, a SP-320.
Alckmin confirmou a visita na quarta-feira ao deputado estadual Carlão Pignatari. O parlamentar falou também com o secretário estadual de Meio
Ambiente, Bruno Covas, que confirmou a expedição da licença ambiental. Com a presença de Alckmin, as máquinas serão colocadas na pista para marcar o início da obra.
Há mais de duas décadas o noroeste paulista luta pela duplicação de sua rodovia mais importante. Em 2009, O então governador José Serra prometeu que a obra finalmente sairia do papel. No ano passado, o governador em exercício Alberto Goldman, que sucedera Serra por conta da candidatura deste à presidência da República, assinou a ordem de serviço para que as empreiteiras vencedoras das licitações iniciassem a obra.
Como isso não aconteceu, um grupo organizado pelos presidentes das Câmaras de Fernandópolis, Jales e Votuporanga foi a São Paulo em fevereiro para participar de uma audiência com o Secretário Estadual dos Transportes, Saulo de Abreu, que garantiu o início das obras para dali a 30 dias. Esse prazo terminou em 9 de março.
De lá para cá, houve uma sucessão de justificativas e desculpas e a obra não saiu do papel. Os comentários eram a falta da licença ambiental, ou que havia áreas a serem desapropriadas. As empreiteiras também sofreram com a indecisão governamental, especialmente na contratação de mão-de-obra.
"Faz parte do processo burocrático o cumprimento de alguns critérios técnicos, mas a população pode ficar tranquila que a obra será realizada", garantiu o deputado votuporanguense.
REGIÃO
Nas cidades da região, formaram-se algumas caravanas para engrossar fileiras em Votuporanga. Temos que fazer lobby e pressionar o governo. Afinal, todos sabem como os tucanos são lisos, ironizou um experiente político de Fernandópolis. Ele se referia ás constantes promessas não-cumpridas de início da obra.