O governador Geraldo Alckmin assinou na última quinta-feira, 17, decreto que transfere o Detran-SP da Secretaria da Segurança Pública para a Secretaria de Gestão Pública.
A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, o Secretário de Gestão Pública, Júlio Semeghini, apresentou os objetivos e principais medidas que a pasta propõe para o novo Detran.
O governador anunciou também que 1.349 policiais que trabalham atualmente no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), entre delegados e escrivães, voltarão para suas atividades de policiamento. Para substituí-los, o governo estadual pretende realizar uma seleção interna, para 800 vagas, por meio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).
Segundo Alckmin, as mudanças terão como objetivo diminuir a burocracia e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo órgão, adotando o padrão de atendimento do Poupatempo.
O secretário informou também que em 45 dias será lançado um novo portal do Detran-SP que, em 90 dias, passará a oferecer novos serviços pelos meios digitais, como alteração de dados cadastrais, solicitação de segunda via da carteira de motorista e licença internacional para dirigir em outros países.