Para Real Junior, Cabala é o caminho para o autoconhecimento

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Para Real Junior, Cabala é o caminho para o autoconhecimento
Há quase um quarto de século, quando buscava reestruturar sua vida, o engenheiro civil Nelson Real Junior descobriu a Cabala. Aos poucos, familiarizou-se com seus ensinamentos e se tornou um divulgador deles. Hoje, ele fará palestra na Casa do Advogado da OAB (Avenida Raul Gonçalves Junior, 903) às 16h, cujo tema é: “A Cabala Cristã e o Autoconhecimento”. O ingresso é a doação de um quilo de alimento não-perecível. Nesta entrevista, Real Junior conta de sua experiência pessoal e explica o significado de Cabala e o trinômio que a estriba: a Consciência do Caminho, a Liberdade do Amor e a Felicidade do Viver.



CIDADÃO: O que é a Cabala?

NELSON: Cabala são Ensinamentos Divinos revelados para religar o Ser Humano, a Natureza e Deus para vivermos felizes conosco e com tudo e todos que somos e estamos ligados. Essas revelações foram dadas pelo Arcanjo Metatron a Enoque e deste em diante por tradição oral até chegar a Moisés, que compilou-os e registrou criando a Torah, o livro sagrado dos judeus que corresponde ao cinco primeiros livros do Antigo Testamento - o Pentateuco. Dai por diante, foi passado por via escrita até chegar ao Mestre Jesus, o Cristo, nosso Messias. Nesse momento, ampliou-se tomando outra forma até chegar aos nossos dias, recebendo atualmente o nome de Cabala Cristã.



CIDADÃO: Por que se afirma que esse ensinamento leva ao autoconhecimento?

NELSON: Se cada um puder ter acesso a esse conhecimento, conseguirá olhar para si próprio com mais facilidade, sem véus ou fantasias, com isso utilizará essas ferramentas para construir sua nova vida, seguir aprendendo durante essa construção ou caminho para despertar suas potencialidades originais, que até então estavam dormentes; com isso, trará a prosperidade em seu amplo sentido. Sendo esse o caminho, tem sempre a questão importante: de fazer uma opção pelo livre-arbítrio de pegarmos aquilo que sempre nos é oferecido, algo pronto para consumir sem questionar, ou então construímos nossa vida pelas nossas mãos, sem dependências, na liberdade original que fomos criados.



CIDADÃO: Do ponto de vista pragmático, no que a Cabala pode ajudar as pessoas no seu dia-a-dia?

NELSON: Esses ensinamentos possuem quatro formas de aplicação, ou seja: físico, emocional, cultural e místico. Quando em nossas meditações comungamos com o Amor de Deus e conseguimos com isso a revelação do que devemos mudar em nossas vidas, perguntamos muitas vezes como fazer a mudança. Podemos, com esses ensinamentos, conseguir uma eficácia maior nos resultados alcançados, ou melhor: maior praticidade, em vez de somente ficarmos no campo da teoria ou devaneios, vamos ao encontro daquilo que no momento nos incomoda e transformamos em aprendizado, sabedoria, com isso evoluímos a nossa consciência a um estado cada vez mais Crístico.



CIDADÃO: Qual é a relação existente entre o gnosticismo e a Cabala?

NELSON: A palavra Gnosticismo deriva de Gnose, que tem por significado conhecimento; quando ampliamos, podemos dizer que são Ensinamentos Sagrados que revelam como opera a Divindade. A transmissão desses ensinamentos é feita por movimentos tradicionais, como por exemplo: a Cabala, e que possuem uma ligação entre si. Cada um trabalhando em sua missão, dentro de sua própria linguagem e como sabemos que a Cabala deu origem ao judaísmo e por consequência ao cristianismo, nossos eensinamentos estão presentes em um terço da humanidade, portanto no ocidente é a linguagem mais forte a que podemos ter acesso.

CIDADÃO: E qual é a relação que se pode estabelecer entre a Cabala e a Filosofia, como a conhecemos?

NELSON: A Cabala é uma essência, sendo assim podemos através de nossa fé ou razão utilizá-la para organizar os pensamentos, palavra e atos a fim de estabelecermos em nosso cotidiano o Sentido da Vida, aquilo que nos nutre e nos deixa mais felizes. Com base nisso, tanto os religiosos como os filósofos a utilizaram para organizar seu trabalho para o mundo tanto do passado, do presente e ainda do futuro farão o mesmo. De uma forma simples e clara: qualquer um de nós pode utilizá-la como deseja para dar sentido à sua vida, ela sempre foi, é e será uma só, cada um usa como deseja para prosperar a sua vida e dos demais.



CIDADÃO: O que significa “equilíbrio das boas energias do Universo”?

NELSON: O principal ensinamento da Cabala é a Arvore da Vida, como Deus emanou a criação em dez etapas sucessivas, gerando um fluxo de energia que constantemente abençoa todo ser humano que se mantém com Ele harmonizado através Dela. Mas o que acontece é que durante a vida uma dessas etapas vai se desarmonizando, separando-se da essência original de forma consciente e na maioria das vezes inconsciente interrompendo esse fluxo, manifestando assim no cotidiano a presença do desequilíbrio físico, emocional, cultural e místico. Com a verdadeira compreensão desse ensinamento podemos restabelecer a aliança com o Amor de Deus e assim restaurar a harmonia.



CIDADÃO: Como o sr. aderiu à Cabala? Quando e onde foi isso?

NELSON: Há uns vinte e quatro anos, quando estava reconstruindo minha vida, vi pela primeira vez uma propaganda de um livro de Cabala e imediatamente fui atrás dele e quando chegou, li e compreendi naturalmente do que se tratava, acontecendo a mesma coisa com o segundo, o terceiro e assim por diante . Com isso, percebi a minha facilidade para o assunto e há doze anos comecei a ensinar a Cabala e hoje os cursos são feitos nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pelas Graças do Amor de Deus. Todos nós temos uma relação com o Interior, a Consciência Crística presente dentro de nosso Ser, e quando restabelecemos a Aliança com Ela, esses potenciais se revelam no cotidiano trazendo a Bem aventurança.



CIDADÃO: Pessoalmente, o que mudou na sua vida?

NELSON: Tudo. A Cabala revela para mim o que realmente é preciso apreender para tornar-se um Ser Humano de verdade e como viver o sentido da minha vida, com isso torna-me cada vez mais consciente para o cotidiano. Caminho nesta vida com os olhos abertos para a Terra e os Céus, sem deixar de ter problemas como todos neste mundo, mas como tenho muito amor por esses ensinamentos, o auxilio para viver a prosperidade sempre acontece, de acordo com meu merecimento. Vivo feliz, sendo e tendo aquilo que preciso para evoluir ajudando a todos os meus irmãos, que encontro no caminho para participarem desta minha intenção: que nascemos e vivemos para sermos e estarmos felizes sempre.