Através de parceria realizada com o 16º Batalhão da Polícia Militar de Fernandópolis, a Fundação Educacional de Fernandópolis desenvolveu um programa com ações que visavam à melhoria na qualidade de vida dos Policiais Militares da corporação, e ao mesmo tempo funcionaram como possibilidade de estágio curricular para os alunos. O projeto foi coordenador pelo curso de Psicologia e teve a participação dos cursos de Fisioterapia e Nutrição.
De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, Conceição Polleto, o objetivo foi medir o nível de estresse atual dos membros do 16º Batalhão de Fernandópolis, para realizar ações com orientações para manutenção da saúde, manejo do stress e apoio psicológico, para melhoria na qualidade de vida dos policiais.
Foram desenvolvidas as seguintes ações com os policiais militares participantes do projeto: Palestra com médico Psiquiatra Dr. José Rubens Naime sobre: Sintomas, Patologias e Psicopatias resultantes do Stress: Diabetes, Hipertensão, cardiopatias, doenças de pele, obesidade, anorexias; Avaliação, Prevenção e Orientação Nutricional além da Palestra sobre Nutrição funcional com professora Eliza Mendonça; Avaliação e Orientação Fisioterápica a partir da cooperação com alunos do ultimo curso de fisioterapia sob supervisão da professora June Migliorini Cunha; Orientação para Auto- Manejo do Estresse pela professora Lucilene Reis; Psicoterapia Breve psicodramática com grupo de PMS com estresse em exaustão por alunas do 5º ano de psicologia sob supervisão da professora Conceição Polleto.
Participaram da avaliação 121 policiais militares dos setores administrativo e operacional. Com a análise dos testes que mediu o nível de estresse, foi identificado que 37% dos policiais avaliados apresentaram sintomas de estresse, dentre eles 13% já em fase de exaustão.
No encerramento do projeto que ocorreu no auditório da FEF, no dia 24 de fevereiro, aconteceu a condecoração de policiais militares da corporação que se destacaram no cumprimento do dever.