A mudança do local de treinamento das auto-escolas em Fernandópolis para a obtenção da carteira de habilitação se transformou em uma polêmica entre moradores, autoridades e alunos.
O local de treinamento mudou do Parque Industrial para o Jardim Planalto, próximo à Praça São Bernardo e a escola estadual Ivonete da Silva Rosa, aumentando a dificuldade do aprendizado dos alunos devido ao fluxo de carros e pedestres, além do risco que os carros de treinamento apresentam para as crianças da escola.
O delegado da Ciretran de Fernandópolis, Raul Bíscaro, alegou que a mudança aconteceu devido às condições precárias de asfalto e sinalização. Recebíamos reclamações constantes de alunos descontentes com o antigo local de treinamento, lá no Parque Industrial, pois o asfalto estava ruim e a sinalização do trânsito precária, esclareceu. Perto da antiga área de treinamento fica a Avenida Florisbela, citada na edição deste jornal de 15 de janeiro.
O grande fluxo de carros e pedestres tem assustado os alunos que estão encontrando mais dificuldade durante as aulas. Os treinamentos estão acontecendo perto de uma escola e isso deixa qualquer aluno mais tenso, com medo de um acidente, alegou o aluno que preferiu não ser identificado.
A diretora da escola, Maria Luiza, disse que deseja que esse problema seja solucionado. Sei que todo mundo precisa trabalhar, mas que seja no lugar correto, as crianças estão correndo risco, principalmente nos horários de pico que são na entrada e saída de alunos, acrescentou a educadora.
O delegado Raul Bícaro disse ainda que sua intenção não é causar polêmica e sim melhorar as condições de aprendizado. A intenção era melhorar as condições das aulas, pois próximo do campo de treinamento existem banheiros e sombras, o que torna a aula mais agradável, mas se o efeito foi ao contrário, repito não quero polemizar, já vamos tentar encontrar outro local para as aulas, encerrou.
A Prefeitura de Fernandópolis, porém, diz que a mudança aconteceu para atender a um pedido do delegado da Ciretran, que não alegou nenhum motivo para transferência de área. A assessoria de imprensa municipal aproveitou para esclarecer que a obra da Avenida Florisbela já foi licitada e está contratada a empresa que vai recuperar o asfalto. O investimento é de cerca de R$ 150 mil.