População considera cidade “bonita”. Mas...

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

População considera cidade “bonita”. Mas...
Você considera Fernandópolis uma cidade bonita? Essa foi à pergunta feita a vários moradores de Fernandópolis pela equipe do jornal CIDADÃO, durante a última semana.
O resultado foi positivo: 91,6% dos fernandopolenses entrevistados acham a cidade bonita e somente 8,4% estão descontentes com o visual.
A Praça da Matriz e a nova Praça Fernando Jacob foram os lugares públicos mais citados à reportagem, o que mostra que as transformações foram de agrado dos munícipes.
Já os 8,4% de descontentes alegaram a falta de turismo e lazer na cidade. “A cidade não tem beleza nenhuma, falta muito investimento na área de turismo e lazer”, opinou o autônomo Valtair de Queiroz.
A Praça da Matriz, uma das escolhidas como ponto de lazer, passou por uma grande reforma em 2008, durante o mandato da prefeita Ana Bim. Muitas modificações foram feitas: as árvores antigas foram removidas, deixando a praça mais espaçosa e limpa, já que, com a operação, evitou-se a presença de pombos. A antiga fonte foi melhorada e outra acrescentada, o que mudou o visual da praça.
Bancos novos foram colocados e atá a re-ligação da Avenida Milton Terra Verdi foi refeito, separando as praças da Matriz e Joaquim Antonio Pereira. Recentemente, a Igreja Matriz Santa Rita de Cássia foi restaurada, graças às empresas Secol e Coral.
A Praça Fernando Jacob também sofreu uma mudança radical: o atual prefeito Luiz Vilar inaugurou em dezembro de 2010 a “nova” Fernando Jacob. Quem conheceu a antiga praça pode perceber a diferença. A praça ganhou uma fonte e bela iluminação, servindo ainda de rotatória da Avenida Expedicionários Brasileiros, fato que causou várias mudanças no trânsito.
Uma solução, para o cidadão Valtair Queiroz, seria a academia a céu aberto lançada pelo atual prefeito desde julho de 2010, que garantia a implantação de um complexo de lazer e entretenimento gratuito à população, localizado em uma das áreas mais privilegiadas da cidade.
O local, que já é utilizado pela comunidade como pista de caminhada, seria transformado em um ambiente propício para diversas atividades físicas e momentos de lazer com a família e amigos.
A Super Academia teria aparelhos modernos de aço inoxidável, que não enferrujam com a exposição ao sol e à chuva. E para que a população fizesse bom uso dos equipamentos, a prefeitura disponibilizaria profissionais para assegurar a prática correta dos exercícios, mas até agora o projeto não saiu do papel.
Ao contrário de Valentim Gentil, que deu bom exemplo e inaugurou no dia 1º de fevereiro a Academia a Céu Aberto - espaço que atualmente recebe cerca de 40 pessoas por dia de todas as idades e usufruem dos 19 aparelhos de ginástica e musculação instalados no local.