Fernando, 16, embarca hoje para a Alemanha

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernando, 16, embarca hoje para a Alemanha
Rotary Club Vinte e Dois de Maio, de Fernandópolis, criou as condições para a viagem do estudante
Fernando Alcino da Silva Ponciano tem apenas 16 anos, é um estudante do 3º ano colegial da Escola Estadual “Saturnino Leon Arroyo”. De família humilde, ele certamente não poderia sequer sonhar em estudar no exterior.
Entretanto, se você estiver lendo este jornal precisamente às 13h55 deste sábado, saiba que neste instante Fernando está embarcando em Cumbica, São Paulo, para Frankfurt, na Alemanha.
O conto de Cinderela de Fernando começou por iniciativa do Rotary Clube, que decidiu criar mecanismos que permitissem a estudantes carentes que se destacassem na escola, que participassem dos seus intercâmbios culturais.
Fernando foi incluído no programa “short time”, de três meses de duração – normalmente, o intercâmbio é de um ano.
APOIO
Membros do Rotary “Vinte e Dois de Maio” conseguiram obter apoio de pessoas e entidades para viabilizar a viagem do garoto, que se destacou num exame seletivo que contou com 16 candidatos.
Segundo Waldemar Pereira do Nascimento, secretário do clube e futuro governador do Distrito 4480, cujo presidente atual é Silvio Roberto Ribeiro de Lima, houve a adesão do Grupo Arakaki, através do empresário Kosuke Arakaki, que doou a passagem aérea.
A ETEC, onde Fernando faz curso de tecnologia ligada ao setor sucroalcooleiro, também propiciou condições para a viagem, adequando a grade curricular. O estilista Brazilino Magri confeccionou um terno azul especial para a viagem do rapaz. A agência Angetur concebeu a logística da viagem. O empresário Carlão, da Baldan, foi outro que colaborou, fazendo os cartões do viajante.
O diretor da Escola Saturnino, Carlos Antonio de Jesus Cabral, e sua vice, Valdenice Maria Gonçalves, a “Val”, também incentivaram a aventura européia do aluno, considerado um dos melhores da escola.
SONHO
Mesmo diante das dificuldades financeiras, Fernando garante que nunca deixou de sonhar com um curso no exterior. Compenetrado, o jovem estudante fala de suas perspectivas: “Quero conhecer o way of life dos alemães e, se preciso, aprender um pouco da sua língua”, revela.
Ele ficará hospedado com uma família de Olpe, cidade perto de Bonn. Essa família irá esperá-lo no aeroporto de Frankfurt, distante 150 km. A viagem de volta está marcada para 3 de maio.