Um grupo de investidores espanhóis planeja instalar em Votuporanga uma usina fotovoltaica, geradora de energia elétrica a partir de painéis solares.
O assunto foi alvo de uma reunião realizada na quinta-feira, 27, na Secretaria de Energia de São Paulo, na Capital, com o secretário de Energia do Estado, José Anibal. Participaram do encontro o secretário de Gestão Pública do Estado, Julio Semeghini, o deputado estadual Carlão Pignatari e o prefeito de Votuporanga, Junior Marão.
De acordo com a assessoria de imprensa do deputado Carlão Pignatari, os espanhóis estiveram em Votuporanga no início do ano passado acompanhados de empresários chineses. Ainda segundo a assessoria, o investimento será de R$ 250 milhões de capital estrangeiro na usina de 33 megawatts. Uma fábrica também seria implantada. A instalação da usina requer investimentos no setor dos governos federal e estadual.
A energia fotovoltaica é fornecida por painéis contendo células fotovoltaicas ou solares que sob a incidência do sol geram energia elétrica. Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação
A assessoria do secretário Julio Semeghini negou que ele tenha intermediado o negócio, conforme rumores que circularam por Fernandópolis e região. Segundo o jornalista Marindo Andrade, o projeto é da prefeitura municipal de Votuporanga, e o secretário Semeghini intermediou apenas o contato dos empresários com a prefeitura de Votuporanga.