Operação Toque de Recolher volta a surpreender menores “desavisados”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Operação Toque de Recolher volta a surpreender menores “desavisados”
Na noite da última sexta-feira, dia 08, adolescentes foram surpreendidos pela retomada da operação “Toque de Recolher”, implantada pela Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis. A ação mobilizou policiais militares e civis, além dos conselheiros tutelares, que retiraram das ruas – após as 23 horas - vários adolescentes considerados em situação de risco.


No total treze jovens, entre 13 e 17 anos, foram encaminhados para a sede do Conselho Tutelar da cidade e posteriormente entregues aos pais e responsáveis.


A operação foi concentrada principalmente nos bares e lanchonetes da Avenida Expedicionários Brasileiros. Assustados, alguns menores tentaram se esconder nos banheiros, mas foram abordados pelos conselheiros e gentilmente conduzidos para o carro do Conselho.


A equipe responsável pela operação recebeu orientação antes de sair as ruas. Eles se reuniram com o juiz responsável pela Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarin, na sede do Conselho Tutelar da cidade.


A ação, que já é conhecida no país inteiro, visa proteger crianças e adolescentes menores de 18 anos e proíbe que eles saiam de casa desacompanhados pelos pais e responsáveis após as 23 horas. Na cidade também existe o chamado “Toque Escolar”, que determina que os alunos que estiverem fora das escolas em horário de aula sejam devolvidos as instituições de ensino.