Unicastelo se manisfesta sobre caso de fraude em vestibular

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Unicastelo se manisfesta sobre caso de fraude em vestibular
Duas pessoas foram presas na noite de ontem suspeitas de fraudarem o vestibular da Vunesp – responsável pela elaboração e aplicação do vestibular de Medicina da Unicastelo de Fernandópolis.


As provas foram aplicadas ontem, no campus da universidade durante os períodos da manhã e tarde. O vestibular foi um dos mais concorridos : vinte candidatos para uma vaga.


Segundo informações, a quadrilha, composta por seis pessoas, cobrava cerca de R$25 mil por candidato para passar o resultado certo das questões da prova. As informações eram transmitidas através de aparelhos eletrônicos.


Acredita-se que essas pessoas já fraudaram cerca de três vestibulares. Entre os contratantes estão estudantes da cidade. Dois podem ser da mesma família.




Leia na integra o pronuciamento da universidade sobre o caso:

"Sobre o caso acontecido durante o Vestibular do Curso de Medicina de Fernandópolis,a Unicastelo repudia a conduta reprovável dos criminosos e daqueles que se apoiaram nessa prática a fim de conseguir vantagens ilícitas em seu processo seletivo.



Temos a dizer que é muito difícil ingressar na Medicina da Unicastelo, haja vista a grande concorrência dos últimos vestibulares, que atraem candidatos de todo o país.



Daí observar os delinqüentes que tentam, de toda forma, burlar a seriedade deste processo que é muito difícil.



Nós contratamos e nos apoiamos na segurança, seriedade e idoneidade da VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Paulista, e cabe a ela, como líder do processo seletivo, dizer qual a conduta que será adotada, ou seja, caberá a VUNESP dar a solução final.



Podemos afirmar que solicitamos às autoridades competentes que procedam à apuração rigorosa dos fatos com a condenação dos culpados.



Desde já, anotamos que a Unicastelo não aceitará a matrícula daqueles envolvidos na prática criminosa e, por outro lado, a Vunesp, através da sua assessoria de imprensa, expedirá comunicado conjunto com a Reitoria da Unicastelo visando mais esclarecimentos".





Amauri Piratininga Silva, coordenador-geral do Campus Fernandópolis