Nova contagem de votos tira vaga de Itamar

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Nova contagem de votos tira vaga de Itamar
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) retotalizou na quinta-feira, 16, os votos das eleições de outubro. Com isso, a região perdeu uma cadeira na Assembléia Legislativa e outra na Câmara dos Deputados. Na AL, o prejuízo é do PMDB: o ex-prefeito de Santa Fé do Sul, Itamar Borges, que havia sido eleito com 79,1 mil votos para a última vaga do partido, caiu para a suplência na véspera da diplomação, que ocorreu ontem. Em seu lugar, entra a peemedebista Vanessa Damo.
O deputado eleito Sinval Malheiros (PV), de Catanduva, dará lugar a Paulo Maluf (PP) que conseguiu validar seus 497 mil votos, que estavam impugnados com base na Lei da Ficha Limpa.
A recontagem incluiu novamente Geraldo Vinholi (PSDB), que obteve 62,5 mil votos na lista dos candidatos eleitos. Ele havia perdido a vaga para Vanessa Damo, que reverteu a impugnação da sua candidatura e validou seus votos.
A diplomação dos deputados eleitos em outubro foi realizada ontem na Assembléia Legislativa de São Paulo. O TRE divulgou o novo resultado da eleição no início da noite de quinta-feira, 16, e surpreendeu Itamar, que durante a tarde havia distribuído por e-mail convites para a diplomação e para uma recepção que estava sendo preparada pela bancada do PMDB na sede do legislativo paulista.
Itamar promete recorrer da decisão e diz que irá ao Supremo Tribunal Federal, se necessário.