SCPC tem 20 mil inadimplentes cadastrados

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

SCPC tem 20 mil inadimplentes cadastrados
Os números se referem à praça de Fernandópolis e representam quase o dobro do percentual de São José do Rio Preto

Com a chegada do Natal, os apelos ao consumo se intensificam. Mas, para comprar é preciso ter crédito na praça. E quem tem precisa de cuidado, porque o período é sugestivo para o endividamento. Hoje, o banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis possui cerca de 20 mil inadimplentes cadastrados.

Esta também é uma época em que o devedor tem condições de, se não liquidar suas dívidas, pelo menos começar o processo de renegociação com os credores. Em novembro começou o pagamento do 13º salário e, segundo especialistas em finanças pessoais, o dinheiro extra deverá ser utilizado para quitar os débitos.

O primeiro passo é tentar renegociar a dívida. E as primeiras que devem ser riscadas do orçamento, no vermelho, são as relativas ao cartão de crédito e ao cheque especial, que podem chegar a 12% e 8% ao mês, respectivamente. Na ponta do lápis, isso significa que entre sete e dez meses a dívida poderá dobrar.
JUROS
Ao renegociar, o consumidor deve ficar atento e saber qual o montante de juros que será pago e o tempo em que a dívida será liquidada. O ideal é estender o prazo de pagamento ao máximo e encurtar, ao mínimo, a taxa de juros do financiamento da dívida.
A ACIF oferece os associados dois serviços que ajudam as empresas a diminuir suas inadimplências: a Câmara de Mediação e Arbitragem e o Serviço de Recuperação de Crédito. Só este ano muitas pessoas interessadas em quitar suas dividas procuram a associação.
As pessoas interessadas em negociar suas dividas e recuperar o crédito na praça devem comparecer ao balcão de atendimento da Associação Comercial com os documentos pessoais, como CIC e RG para que a instituição possa fazer uma pesquisa e indicar os lugares em que essa pessoa possui dividas registradas no banco de dados. “A pessoa inadimplente pode procurar a empresa credora e fazer uma negociação ou, se preferir, nós a encaminhamos para o Serviço de Recuperação de Crédito da ACIF. Com a autorização da empresa, nós mesmos fazemos a negociação. Tudo muito simples e prático”, garante Geraldo Pedro Paschoalini, coordenador executivo da ACIF.
Vale lembrar que o índice de inadimplentes em Fernandópolis – o equivalente a 31,74% da população - chega a ser preocupante. Em São José do Rio Preto, por exemplo, esse índice é quase a metade: 17,25%.
Além do 13º salário, outra alternativa para obter recursos é fazer um empréstimo pela modalidade Crédito Direto ao Consumidor (CDC), que tem juros entre 3% e 4%, mas apenas para quitar os débitos.
CAMPANHA
Uma vez ao ano, a ACIF promove uma campanha para recuperar a inadimplência. Trata-se do “Limpe seu Nome”. Condições especiais garantem um bom negócio para quem quer recuperar o nome sujo e uma oportunidade para a empresa ter de volta o cliente e o dinheiro perdido com a falta de pagamento. A última campanha aconteceu no período de 3 a 20 de novembro e obteve excelentes resultados.