INEP retifica para 4 o conceito do curso de Farmácia da FEF

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

INEP retifica para 4 o conceito do curso de Farmácia da FEF
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) publicou portaria retificando a nota do Conceito Preliminar do Curso, antigo CPC e que passou a ser somente CC(Conceito do Curso) do curso de Farmácia da Fundação Educacional de Fernandópolis, passando de 2 para 4.
O conceito do curso de Farmácia com base no Enade de 2007 era 2. Por causa desse conceito, a Faculdade recebeu em 2008 a visita de supervisão do MEC que apontou a excelência da FEF em todas as dimensões avaliadas do curso de Farmácia: professores, alunos e corpo pedagógico-administrativo; instalações físicas e organização didático-pedagógica.
Em abril deste ano, o Ministério da Educação editou a portaria renovando o reconhecimento do curso de Farmácia da Fundação Educacional de Fernandópolis. A portaria foi resultado da avaliação presencial do MEC realizada no ano passado que atribuiu nota 4 ao curso de um máximo de 5.
Com a renovação do reconhecimento, a FEF foi autorizada a manter o curso de Farmácia com 180 vagas totais anuais nos turnos diurno e noturno.
Faltava, no entanto, a retificação do conceito do curso pelo INEP, fato que ocorreu agora com a publicação da portaria atribuindo o conceito 4.
A retificação do conceito do curso foi motivo de comemoração na área acadêmica. O diretor acadêmico, Rubens Guilhemat, distribuiu email a todos os coordenadores, anunciando a decisão do INEP e parabenizando o coordenador do curso, Ocimar Antonio de Castro e sua equipe.
Para o coordenador do curso, Ocimar Antonio de Castro, a portaria do INEP encerra uma árdua luta pela retificação do conceito do curso. “Temos um dos melhores cursos de Farmácia da região e isso foi comprovado com a visita de supervisão do MEC, quando pudemos mostrar nossa estrutura como a Farmácia Escola e o Laboratório de Análises Clínicas, onde os alunos podem fazer o estágio obrigatório supervisionado, além das vagas de estágio externo em diversas empresas, farmácias e laboratórios da região”, relatou.
Castro citou também que os projetos de pesquisa e extensão do curso são outro diferencial. Os resultados dos trabalhos são apresentados em congressos importantes da área farmacêutica. Na extensão, a Farmácia Escola e o Laboratório da FEF prestam cerca de 1.000 atendimentos gratuitos à comunidade por mês.