Suspeito do “Caso Silas” é preso em Rio Preto

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Suspeito do “Caso Silas” é preso em Rio Preto
Agentes da Policia Civil de São José do Rio Preto localizaram e prenderam Manoel Braz dos Santos Machado, suspeito de envolvimento no duplo homicídio ocorrido em Fernandópolis no dia 15 de setembro, em que José Silas Pereira, 39 anos, e Ubirajara Correa de Andrade, 64, foram mortos a tiros na Rua Bahia, perto da escola Joaquim Antonio Pereira.
“Mané”, como o suspeito é conhecido, foi preso num shopping de Rio Preto, em companhia de amigos. Desde a prisão da sobrinha de “Mané”, no dia 5 de outubro, as investigações tomaram novos rumos, já que houve uma denúncia anônima informando que ela transportava armas e dinheiro para seu tio, enquanto este estava foragido.
Um dia antes da execução, os autores do crime teriam testado a arma, disparando várias vezes contra o chão em um rancho próximo ao município de Mira Estrela. Os vizinhos do rancho estranharam o fato, mas não houve denúncia à polícia. “Mané” foi trazido para Fernandópolis e depôs na DIG na manhã de ontem.
Entenda o caso
O duplo homicídio aconteceu na manhã de 15 de setembro e teve todas as características de execução. Ubirajara Correa Lima, de 64 anos, e José Silas Pereira da Silva, 39, foram baleados por desconhecidos que ocupavam uma moto preta, cujas placas não foram anotadas.
As vítimas estavam em um pick-up Montana que transitava pela Rua Bahia, no sentido bairro/centro. Quando se aproximaram do semáforo, na esquina da Avenida dos Arnaldos, foram abordados pelos criminosos. Enquanto o motociclista se aproximou da janela do motorista, o “garupa” disparou sete tiros contra as vítimas, com arma calibre 9 mm. Alguns dos disparos atingiram o alvo. Silas, o motorista, recebeu quatro tiros; Ubirajara levou uma bala no tórax que chegou à região do coração.
Enquanto os atiradores fugiam, Os dois ocupantes da pick-up chegaram a ser levados à Santa Casa de Fernandópolis, mas morreram durante atendimento no Pronto Socorro.
Vinte dias depois, aconteceu a prisão em flagrante de R.S.M., sobrinha de “Mané”, de posse de duas armas consideradas restritas: uma pistola Lugger, de fabricação alemã, e uma pistola Jericho, de origem israelita. As duas armas são de calibre 9 mm. Com a mulher, havia ainda 50 balas intactas e R$ 337. Todo o material estava no Palio de sua propriedade.
A prisão aconteceu em um sítio na Rodovia Percy Waldir Semeghini. R.S.M. é manicure, tem 36 anos e mora em Votuporanga. R.S.M. foi incursa no artigo 16 da Lei 10.826/03 (Lei do Desarmamento), cuja pena prevista é de três a seis anos de reclusão. Ela foi conduzida à cadeia pública de Meridiano.