Uma grande cratera surgiu na esquina da Avenida Afonso Cáfaro com a Avenida perimetral Aldo Livorati, no bairro da Estação. O buraco apareceu em frente ao Recanto Tamburi, que é mantido pelo Parque Residencial São Vicente de Paulo.
A poucos metros dali, fica a nascente do Ribeirão Santa Rita, um curso dágua que corta a zona sul de Fernandópolis. Segundo J.J., morador do bairro, a tubulação existente sob a Avenida Afonso Cáfaro cedeu às fortes chuvas e a cratera está a menos de três metros da pista.
É possível constatar que a tubulação antiga é pequena e dá pouca vazão. Ao lado do buraco, foram depositados pela administração municipal alguns tubos de concreto, estes de bitola muito maior.
No início da semana, o prefeito Luiz Vilar de Siqueira esteve no local. Segundo ele, a nova tubulação eliminará a erosão do Santa Rita e garantirá a vazão da água da chuva. Usaremos recursos e mão de obra da Prefeitura para eliminar os alagamentos que ocorrem em dias de chuva e ainda garantir a preservação do Ribeirão Santa Rita, que acabou sendo prejudicado com a falta de galerias, destacou o prefeito.
Um dos mais importantes cursos dágua do município de Fernandópolis, o Ribeirão Santa Rita nasce atrás do Recanto Tamburi, numa pequena ravina. Canalizado para passar por baixo da Avenida Afonso Cáfaro, ele corta a zona sul da cidade no sentido leste-oeste, passando pelo Jardim Rio Grande, Pôr do Sol e Jardim Rosa Amarela, percorrendo a partir dali cerca de 90 km até sua foz, no Rio Grande.
Um projeto de reflorestamento das margens do ribeirão foi introduzido há alguns anos pelos alunos e Agronomia da Unicastelo, sob a supervisão do diretor Humberto Cáfaro Filho.