Em grupo, motociclistas viajam para Argentina e Chile

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Em grupo, motociclistas viajam para Argentina e Chile
Um grupo de motociclistas fernandopolenses partiu na última quinta-feira, 11, com destino a Foz do Iguaçu. Integrantes da confraria denominada “Km 550” – referência à localização de Fernandópolis na Rodovia SP-320 – os motociclistas da cidade começaram a se organizar em 2007, tendo entre os pioneiros o radialista Jorge Ribeiro e o empresário José Carlos Volpati.
Na realidade, apenas alguns motociclistas seguirão para a Argentina e o Chile: nesse grupo, se incluem Gilmar Cestaro e Maria Luiza, Marquinhos Teda e Andréia e Gilberto Dorigan e Maria Elza.
Os demais pretendem viajar para Gramado, no Rio Grande do Sul, após o encontro em Foz do Iguaçu. São eles Fernando Borin e Rosana, Marcelo da Fiat e Rosana, Obadias (Badi) Evangelista do Amaral e Cecília, João Batista Gomes e Janaína, Getulio Bim e Maria e Gilmar Borzilo e Marilda.
A CONFRARIA
José Carlos Volpati, um dos entusiastas do movimento, explica que a filosofia dos participantes é viajar sempre com a esposa ou namorada; dirigir com responsabilidade, respeitando as leis de trânsito; e utilizar sempre equipamentos de segurança, como luvas, protetores de cotovelos, botas e capacete especial, entre outros.
“Nosso objetivo é viajar em velocidade de cruzeiro, sem stress, curtindo a paisagem”, justificou. O empresário conta que existem na cidade grupos adeptos de motos mais velozes: “Essa não é a nossa busca. Gostamos é do prazer de estar na estrada com as companheiras e os amigos, conhecendo novos horizontes”, disse.
Nas noites de quinta-feira, o grupo costuma se reunir no Posto Brasileirinho, que pertence ao próprio Volpati, para degustar espetinhos e falar de motociclismo. Os casais vão chegando aos poucos, e logo se forma um círculo onde o assunto gira das novidades do mercado de motos à última aquisição de algum deles.
Esta semana, quem estava feliz da vida era Antonio Carlos Arruda, ao lado do triciclo recém-adquirido. Ele e Cristina Riola têm passeado muito com o novo “brinquedo”.
Volpati conta que, costumeiramente, um carro de apoio – geralmente, uma caminhonete – acompanha a caravana. Nele, vão as malas e outros objetos. Em caso de quebra de uma das motos, esse veículo garante o socorro.
O grupo é ligado ao Brazil Riders, cuja 5ª Convenção Nacional e Internacional acontece de 12 a 15 de novembro em Foz do Iguaçu. O Brazil Riders dispõe de uma rede de amizade que dá apoio a motociclistas em todo o território brasileiro. A convenção de 2008 foi na região noroeste paulista: ela aconteceu em Jales. No ano passado, o evento tece como palco a paraibana Campina Grande.
Os negócios impediram que Volpati e sua mulher, Rosângela, viajassem este ano. Um pouco frustrado, o empresário disse que no próximo ano vai participar das aventuras do grupo: “Por enquanto, fico acompanhando mentalmente os amigos, torcendo para que tudo corra bem”, disse Volpati, com olhos de quem está vislumbrando a infinita railway.