O VIII Simpósio de Pedagogia apresentou uma programação que variou do resgate das cantigas de roda e jogos infantis ao debate de temas polêmicos como a alfabetização, diferentes papéis da instituição escolar e a violência na escola. O tema do Simpósio foi As Dificuldades do Trabalho Docente: Inclusão, Alfabetização e os diferentes papéis da Instituição Escolar.
Uma das atividades do Simpósio foi logo na abertura com o resgate das cantigas de roda e jogos infantis com o tema Venha Brincar com a gente. Alunos do curso de Pedagogia da FEF desenvolveram inúmeras atividades no câmpus I, procurando envolver os demais universitários. O diretor acadêmico da Fundação, Rubens Guilhemat e a coordenadora do curso, Maria Lúcia da Cruz, entraram no clima e brincaram de ciranda, cirandinha e até recitaram.
Entre as principais palestras desenvolvidas no anfiteatro da Fundação , o professor Felippe Marques Angeli, da Supervisão de Proteção Escolar e Cidadania da Secretaria de Estado da Educação, abordou o tema Violência na escola e o papel do professor mediador. Também foram abordados temas como Alfabetização Hoje, pela professora Carla Renata de Oliveira Lançoni Junqueira, especialista em gestão Educacional (Unicamp); Os diferentes papeis da Instituição Escolar, pela diretora do FEFteen, Maria Aparecida de Souza Rodero; e Ding-Down: Despertando um novo olhar para o individuo down e sua inclusão Universal, pela fonoaudióloga Lana Cristina Aparecida de Paula Bianchi.