PT elege a primeira mulher presidente

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

PT elege a primeira mulher presidente
Dilma Rousseff é a primeira mulher a se eleger presidente do Brasil. Os 55.752.092 votos que recebeu (56,05 dos votos válidos) superaram com folga o candidato do PSDB, José Serra, que alcançou 43.710.422 votos (43,95%).
Ela sucederá seu maior cabo eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cujo governo foi Ministra das Minas e Energia, passando depois para a Casa Civil.
O índice de abstenção no segundo turno da eleição presidencial bateu na casa dos 21,5%, o equivalente a mais de 29 milhões de eleitores. Escândalos que pipocaram na reta final da campanha (como o caso Erenice Guerra) impediram que Dilma vencesse já no primeiro turno. Outro fenômeno que provocou o segundo turno foi a expressiva votação de Marina Silva, do PT: 19,6 milhões de votos.
Contando com um cabo eleitoral carismático como Lula e com os programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, Dilma “estourou” no nordeste do país. Serra venceu no Sul.
No primeiro turno, Dilma obteve 47 milhões de votos, contra 33 milhões de Serra, 19,6 de Marina, 888 mil de Plínio Sampaio e 89 mil de José Maria Eymael, os cinco mais votados.
REGIÃO NOROESTE
A região noroeste paulista tem agora um senador: trata-se de Aloysio Nunes Ferreira Filho, que é de São José do Rio Preto e identificado com as causas políticas da região. Também os resultados para a Câmara Federal e Assembléia Legislativa foram favoráveis: diferentemente de 2006, a região conseguiu eleger vários de seus candidatos.
No governo estadual, a vitória de Geraldo Alckmin (PSDB) sobre Aloísio Mercadante (PT) acabou acontecendo ainda no primeiro turno. O petista cresceu na reta final e por pouco não levou a decisão para o dia 31. Assim, a região terá que se entender com o PT e a base aliada quando a reivindicação for federal; e com os tucanos e parceiros de coligação, para os assuntos de alçada estadual.