O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, deixou de ser um simples critério de desempate em processos seletivos, para se tornar a principal porta de entrada de jovens na universidade. Prova disso é o número cada vez maior de instituições de ensino que aderiram ao exame como única ferramenta de seleção para suas vagas.
O que comprova isso é a crescente oferta de vagas que terão como único critério de seleção a nota no Enem. Os candidatos do Enem 2010 disputarão mais de 83 mil vagas em 24 universidades e 19 institutos federais de educação espalhados pelo país.
De acordo com levantamento, houve 40% mais vagas ofertadas aos candidatos do Enem este ano, em relação ao ano passado. Este é mais um motivo para que todos se dediquem como nunca no Enem 2010.
As provas do maior vestibular do Brasil são neste sábado e domingo. O Exame recebeu 4,6 milhões de inscrições.
A estudante Gabriele Martinez Souza que faz a prova pelo terceiro ano falou sobre as dificuldades e mudanças esperadas para este ano.
A minha expectativa é que a prova seja mais abrangente e aborde mais conteúdos do ensino médio, explicou a estudante.
O que é ENEM
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame individual realizado em todo o Brasil com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos que estão concluindo, ou que já concluíram o ensino médio. Este exame é organizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Dicas para uma boa prova
Descanse: uma prova com questões longas exige atenção o tempo todo. Estar descansado é fundamental!
Leia sempre: a leitura de livros e jornais, além de mantê-lo bem informado, ajuda na leitura de enunciados grandes.
Não perca tempo: não quebre a cabeça com questões que você não sabe responder.
Mais fáceis: comece a prova pelas questões que você sabe responder.