No dia em que a cidade de Fernandópolis foi assolada por uma tempestade de granizo, dois alunos do segundo ano do curso de Medicina da Unicastelo, Marcos Rogério Marques e Everson Marcelo da Silveira, puderam sentir a principal satisfação que a profissão de médico oferece: salvar vidas.
Eles retornavam juntos para casa quando, ao passar pela Avenida do Arnaldos, próximo à rotatória do Bairro Pôr-do-Sol, avistaram uma pessoa caída ao solo, com o rosto parcialmente imerso em uma poça de água.
Debaixo de uma forte chuva, desceram do veiculo e perceberam que aquela pessoa se tratava de um senhor de idade, de aproximadamente 80 anos, provavelmente vítima de acidente cardíaco. Imediatamente, os estudantes iniciaram os procedimentos de ressuscitação, aprendidos nas aulas do curso de Medicina e ali permaneceram dando apoio à vitima até a chegada do resgate. Segundo os médicos que deram o pronto atendimento ao idoso no hospital, a ação dos jovens foi decisiva para a sua sobrevivência.
Agradecidos pela atitude dos estudantes, parentes da vítima os procuraram no campus da universidade para fazer uma homenagem e agradecer por salvarem a vida daquele senhor.
A iniciativa dos jovens em socorrer um necessitado, quando todos passavam por ali em horário de grande fluxo e em meio a um caos climático, aliado mostra a verdadeira vocação para salvar vidas dos estudantes do curso de Medicina da Unicastelo.
Pudemos sentir na pele a responsabilidade pela vida de uma pessoa. Graças a Deus e ao conhecimento técnico que adquirimos no curso, pudemos salvar a vida de uma pessoa, destacaram os jovens.