A Defesa Agropecuária de Ferrnandópolis reuniu na manhã desta terça-feira, 26, na sede da Avenida dos Arnaldos, proprietários e funcionários de estabelecimentos que comercializam produtos veterinários no município e região. O objetivo do encontro, segundo a médica-veterinária Rita Coelho Gonçalves, era fornecer orientação para otimizar o atendimento.
Também esclarecemos aos comerciantes detalhes sobre as novas disposições legais acerca da venda de aves vivas. A partir de agora, essas casas comerciais terão que se cadastrar, concluiu a veterinária.
VACINAÇÃO
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo promove, entre 1º e 30 de novembro, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa.
Todos os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados. Os produtores terão até o dia 7 de dezembro para apresentar no escritório da Defesa Agropecuária de sua região a declaração de vacinação, sob pena de multa.
A Resolução SAA nº 74, de 27 de novembro de 2009, tem como principal mudança a decisão de que a carência agora se dará apenas para os animais primo vacinados. Porém, a partir de 1º de novembro, qualquer movimentação animal só poderá ocorrer depois da vacinação a única exceção se aplica aos animais destinados ao abate.
Segundo a médica-veterinária Rita Coelho Gonçalves, a meta da Defesa é atingir 100% de vacinação nesta campanha. Nas duas últimas campanhas em Fernandópolis, chegamos perto. Em 2009, o índice foi de 98%, e em maio deste ano, de 97%, disse.
Rita explica que, atualmente, o Estado de São Paulo é considerado livre com vacinação de aftosa. Nosso objetivo é atingir o status de Santa Catarina, considerado livre sem vacinação de aftosa, afirmou.