Encontro Cultural do FEFteen apresenta os 50 anos de Brasília

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Encontro Cultural do FEFteen  apresenta os 50 anos de Brasília
Brasília, a capital federal idealizada por Juscelino Kubitschek e que nasceu dos traços de Oscar Niemeyer, foi o tema do 5º Encontro Cultural da escola FEFteen-Objetivo. A cidade projetada está completando em 2010, 50 anos de sua inauguração.
O projeto do Encontro Cultural é um dos eventos que mais movimentam a escola e envolve a participação de alunos e professores. Aquecimento Global, Santos Dumont, Machado de Assis e Charles Darwin já foram temas das feiras anteriores.
“Este Encontro Cultural é um dos maiores pontos de aprendizado que temos, pois nos envolve o ano inteiro com o tema em várias matérias, aprendendo e trabalhando para que no dia das apresentações saia tudo certo”, comentou diretora do FEF Teen, Maria Aparecida de Souza Rodero.
Durante os dias 14 e 15 de outubro, o Encontro Cultural FEFteen-Objetivo atraiu visitantes, principalmente alunos das escolas das redes municipal e estadual , além de pais e pessoas da comunidade. Logo na entrada, os visitantes foram recepcionados por alunos que representavam os Poderes da República, Executivo, Legislativo e Judiciário, e os candangos, nome dado aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília. Ao fundo, painel com a foto do presidente JK.
Nos painéis, frases de JK nas diversas etapas da idealização, construção e inauguração de Brasília e num grande mural, frases que ficaram para a história, proferidas por políticos e autoridades.
Nas salas temáticas, os visitantes puderam conhecer a música originária de grupos que nasceram na capital do Brasil, como Capital Inicial, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Cássia Eller. O trabalho envolveu alunos do 1º ano do ensino médio. Grupos musicais formados pelos alunos se apresentaram durante toda a feira.
Já os alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, montaram painel com todos os presidentes a partir de JK, até os dias atuais. Não faltaram temas como corrupção, manifestações populares como a dos “caras pintadas” e charges retratando a política de Brasília e seus personagens. Ao fundo foi montado um grande mural de expressão, onde os visitantes deixaram mensagens.
Os alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental cuidaram de montar as maquetes dos principais símbolos de Brasília, como a Catedral, Congresso e Palácios, além de apresentar vídeo documentário da construção de Brasília.
Os alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental viajaram pela história de Brasília, com fotos, fatos, vídeos, poemas e a biografia do presidente Juscelino Kubitschek . Já os alunos do 2º e 3º anos cuidaram de retratar a fauna e flora do cerrado, onde está Brasília, revelando inclusive a destruição ambiental.
O presidente da Fundação Educacional de Fernandópolis, Paulo Nascimento, e o diretor administrativo, Sérgio Lodetti, visitaram a feira, conversaram com os alunos e elogiaram a dinâmica do evento que propicia uma viagem cultural pela história de um dos mais importantes patrimônios históricos do Brasil.