Índios Bororos podem ter detido pescadores de Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Índios Bororos podem ter detido pescadores de Fernandópolis
Índios da tribo Bororo, que vivem numa reserva da FUNAI situada a cerca de 90 km ao sul de Rondonópolis, no Mato Grosso, podem ter detido pescadores de uma caravana de Fernandópolis, que está hospedada numa fazenda à margem direita do Rio São Lourenço.
Essa fazenda pertence a um grupo empresarial da cidade e são comuns as pescarias ali realizadas por caravanas de Fernandópolis.
As notícias são ainda desencontradas. Uma versão dá conta de que apenas o piloteiro profissional contratado pela equipe teria ficado retido na aldeia indígena. Outra versão sustenta que todos foram liberados no mesmo dia do incidente – domingo, 10 – mas que dois barcos, dois motores de popa e toda a tralha de pesca dos fernandopolenses teriam sido apreendidos pelos silvícolas.
A razão do conflito, segundo a informação corrente na cidade, é que a pesca é proibida no Rio São Lourenço na área em frente à grande reserva dos Bororos. Por se tratar de uma região muito piscosa, alguns pescadores insistiriam em pescar nas águas da reserva.
Veteranos pescadores da região contam muitos casos de conflitos entre brancos e índios por causa disso. Os índios por vezes se embriagam e ficam violentos, tornando-se extremamente perigosos.
O site Cidadaonet tenta fazer contato com um dos fernandopolenses que está no grupo. A namorada de um dos pescadores informou que o grupo pretende retornar nesta quinta-feira, 14.