Uma recente pesquisa encomendada pela Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis, a ACIF, apontou que a população de Fernandópolis quer a redução do número de dias da Exposição Agropecuária, realizada anualmente em maio.
Segundo os dados apresentados, exatamente 50% dos entrevistados prefere uma festa com apenas seis dias de duração. 4,72% optam por sete dias; 2,83% preferem oito dias de festejos; 0,94% escolheram a opção de nove dias; e 5,66% apontaram que uma festa com dez dias de duração seria o ideal.
Assim, apenas 35,85% - pouco mais de um terço dos entrevistados preferem o atual modelo, com 11 dias de duração. Esses números serão analisados profundamente e um relatório final deverá ser encaminhado à administração pública.
Um site de notícias local efetuou pesquisa parecida, onde a festa com cinco dias foi a opção mais votada: 40,86% das indicações.
REGIÃO
Na realidade, essa é uma tendência regional. Em abril deste ano, Jales reduziu sua festa, a Facip, para cinco dias. Segundo os organizadores, os resultados econômicos foram os mesmos, sem a tradicional sangria financeira da comunidade e a conseqüente queda de movimento no comércio do município. O modelo deve ser mantido em 2011.
Em Votuporanga, mudanças deverão ocorrer a partir do próximo ano, quando a festa deverá ter o período reduzido para seis dias, segundo afirmou o jornalista João Carlos Ferreira, em sua coluna Anote aí, do jornal A Cidade de Votuporanga. A festa será repaginada, mas terá só seis dias, afirmou ele.
Um comerciante de Fernandópolis argumentou à reportagem de CIDADÃO que a longa festa, na forma como tradicionalmente é realizada, desequilibra o orçamento da população, o que se reflete no comércio local, que passa dias difíceis em junho e julho. São recursos do município que saem daqui, levados por artistas, barraqueiros, peões e toda a comunidade que gravita em torno das festas de rodeio, analisou.
O comerciante prosseguiu: Esse é um dinheiro que não volta nunca, uma sangria anual. Temos que pensar nesse fenômeno e achar meios de evitar seus efeitos, concluiu.