O slogan de campanha de Itamar Borges era uma síntese perfeita de seu histórico na política: Jovem e experiente. De fato, ainda aos 43 anos, o ex-prefeito de Santa Fé do Sul já ostenta um currículo invejável. Elegeu-se prefeito pela primeira vez antes de completar 25 anos. Em 2008, concluiu seu segundo mandato e assumiu cargo importante no governo de São Paulo mais precisamente, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, onde foi coordenador de articulação do Projeto Município Verde. Sua candidatura a deputado estadual era só uma questão de tempo. E ela veio agora, pelo PMDB, a única agremiação em que se filiou na vida. Em Fernandópolis, Itamar superou todas as expectativas e teve 6.939 votos o primeiro colocado no município. Nesta quinta-feira, 7, o deputado eleito esteve na Câmara Municipal de Fernandópolis para agradecer à população pela grande votação: Eu já era meio fernandopolense, porque minha mulher, Gislaine, nasceu nesta cidade. Agora, frente a tanto carinho, sou fernandopolense por inteiro, afirmou, sob aplausos gerais. Mas Itamar não se esqueceu de deixar a sua marca: ao oferecer seu gabinete a todos os fernandopolenses, ele prometeu trabalho, muito trabalho. Afinal, isso é o que ele sabe fazer melhor.
CIDADÃO: Qual é o balanço pessoal que o sr. pode fazer nesse momento sobre sua campanha a deputado estadual? A receptividade foi boa no Estado?
ITAMAR: O balanço é muito positivo, excelente mesmo, pois a receptividade foi muito boa em todo o estado de São Paulo. Tivemos votos em 448 municípios sendo que, aproximadamente, 70% foram em nossa região. Creio que foi graças a essa receptividade que conseguimos o resultado que nossa candidatura alcançou, de 79.195 votos.
CIDADÃO: Sua votação em Fernandópolis foi expressiva o mais votado, com 6.939 votos, só inferior à obtida em Santa Fé do Sul. Qual é a explicação para esse fenômeno?
ITAMAR: Realmente tivemos um ótimo resultado em Fernandópolis. A receptividade e a aceitação foram muito boas e acredito que isso se deve também ao reflexo do trabalho que fizemos em Santa Fé, sempre focando bons resultados para toda a região. Deve-se também à aplicação, ao apoio e ao entusiasmo de toda a equipe, dos amigos e companheiros que se entregaram na busca desses resultados. Fico muito grato com a população de Fernandópolis e de toda a região.
CIDADÃO: Esse resultado coloca o PMDB no primeiro escalão da política de Fernandópolis?
ITAMAR: O PMDB sempre foi um partido forte aqui em Fernandópolis, reunindo importantes lideranças e, inclusive, administrando o município em outras épocas. Agora, com a nossa candidatura pelo partido e a coordenação da campanha pelo diretório do PMDB, liderado pelo presidente Dr. Raul Bíscaro, que teve o apoio de tantas lideranças e aliados, faz com que o PMDB volte a ter uma exposição maior, uma presença, participação e expectativa muito importante na política local.
CIDADÃO: Há uma "ameaça" à sua diplomação de deputado estadual: sua colega de partido, Vanessa Damo, teve 93 mil votos, está impugnada, mas pode, através de recurso, conseguir chegar à Assembléia Legislativa, o que o tiraria da lista de eleitos. Como o Sr. está encarando essa situação?
ITAMAR: Não existe nenhuma ameaça em relação a minha eleição a deputado estadual. Todos os cálculos feitos, conforme determina o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), confirmam que a minha eleição não é atingida, em qualquer circunstância de validação dos votos dos candidatos impugnados. Validando apenas os votos de Vanessa Damo (PMDB), ou de um ou de mais de um dos candidatos impugnados do partido, com a validação dos votos de Vanessa Damo, automaticamente, o PMDB conquista a 5ª vaga. Ou seja, o PMDB mantém os quatro eleitos, ou amplia para cinco o número de cadeiras na Assembleia Legislativa, com a inclusão de Vanessa Damo, nada alterando em relação aos quatro já definidos como eleitos. Estou muito tranqüilo, já que o departamento jurídico da campanha já esclareceu tudo isso.
CIDADÃO: Considerando sua eleição como fato consumado, quais são os projetos prioritários para o início do mandato?
ITAMAR: Vou colocar toda minha experiência e meu empenho a serviço da região. Quero trabalhar atuando por ações que estimulem o empreendedorismo, a educação, a saúde, a segurança, a sustentabilidade ambiental, o desenvolvimento econômico e o fortalecimento dos municípios. Quero trabalhar, ao lado dos meus colegas, como representante e porta-voz da nossa região, junto ao governo.
CIDADÃO: Retomando o tema "Fernandópolis": os quase 7 mil eleitores que confiaram no Sr. terão sua expectativa correspondida? Afinal, o município não elege um deputado estadual próprio há 48 anos, e o Sr. é o mais "próximo", digamos assim, eleito nesse período...
ITAMAR: Eu sempre disse aos eleitores, aos amigos e aos companheiros: quero contar com vocês e vocês podem contar comigo. Jamais vou me furtar a isso. Reafirmo todos os compromissos que assumi, não só aqui em Fernandópolis, mas por todos os lugares por onde andei e tive a oportunidade de firmar o meu propósito de trabalho. Sou da região e vou ser o deputado que vai representar Fernandópolis e todos os nossos municípios na Assembleia em São Paulo. Com certeza, tudo que um deputado estadual puder fazer pelo município e pela população, será feito: estarei pronto e atuando.
CIDADÃO: O deputado Itamar Borges promete pegar no pé do governo para que essa duplicação da SP-320 saia de vez do papel?
ITAMAR: A nossa luta pela duplicação da Euclides da Cunha começou quando eu ainda era prefeito pela primeira vez. No meu segundo mandato, todos sabem, conseguimos colocar na pauta do Governo do Estado e conquistamos os primeiros onze quilômetros de duplicação, no trecho Santa Fé Três Fronteiras. Trabalhar pela conclusão da duplicação é prioridade entre as bandeiras que defendo em meu plano de ação. Sabemos que esse projeto vai beneficiar o estado e, principalmente, a nossa região. Portanto, vamos continuar trabalhando para que seja concluída sem interrupção, pois essa duplicação significa mais segurança e desenvolvimento para a região noroeste do Estado de São Paulo.