Conselheiros da região capacitados pela FEF recebem certificados

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Conselheiros da região capacitados pela FEF recebem certificados
A Fundação Educacional de Fernandópolis, através da FEFtec, entregou esta semana o certificado de conclusão do curso de capacitação para 22 conselheiros tutelares da região de Fernandópolis. O curso que englobou as áreas de Direito, Nutrição, Psicologia, Qualidade de Vida, Saúde Pública e Serviço Social, foi realizado em parceria com o Ministério Público e os municípios de Macedônia, Meridiano, Ouroeste e Pedranópolis. A solenidade ocorreu dia 27 no auditório da FEF.





O diretor da FEFtec, a escola técnica da FEF, Nilton Cesar Pezati Boer, destacou o apoio dos prefeitos para a viabilização do curso. “Hoje os conselheiros estão capacitados para gerenciar a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, resolvendo os problemas em suas comunidades”, afirmou.





O promotor da Infância e Juventude da Comarca de Fernandópolis, Dênis Henrique Silva, reforçou a proposta do curso de capacitação a partir de mudanças na legislação que amplia a ação do Conselho Tutelar: “A tarefa dos conselhos é buscar soluções articulando ações com os órgãos públicos do seu município. Por isso, os conselheiros precisam estar capacitados para utilizar os mecanismos legais para executar bem sua função”.





De acordo com o promotor, o curso realizado pela FEF e que teve a adesão inicial de quatro municípios é inédito no formato e está sendo referência para outros promotores que já estão solicitando informações a respeito. “O importante é que todos estejam envolvidos e preparados para ação de proteção à criança e adolescente para evitar que o problema chegue ao ponto de virar notícia”, enfatizou.





A entrega dos certificados contou com a participação dos prefeitos Nelson Pinhel, de Ouroeste, Sebastião Antonio Vilela, de Macedônia,José Roberto Martins, de Pedranópolis, e João Flávio Binhardi, vice-prefeito de Meridiano, que representou o prefeito José Torrente Diogo de Faria.





O presidente da FEF, Paulo Nascimento, reforçou a importância da parceria com os municípios e Ministério Público e disse que a Fundação desenvolverá todos os esforços para iniciar novas turmas a partir da eleição dos novos membros dos Conselhos Tutelares prevista para o final do ano.





Concluíram o curso de capacitação os conselheiros: Cleonice de Fátima Garavelo Franhan, Dalvina Marques,Daniela Aparecida da Silva Machado dos Santos, Lucimara Alves dos Santos leal, Maria Joaquina de Castro Costa e Roseli Fernandes de Mattos da Mata de Macedônia; Elisangela Pupim Lopes, Joana D´arc Martins Rizzato, Keila Cristina Malavazi Calegari, Paulina Aparecida Gregui Vorrussi Duran, Vicente Calegari Neto de Meridiano; Adriane Costa Baptista, Claudia Lima de Oliveira, Ismael Fernades, Márcia Gomes de Oliveira e Rosana Moreira da Silva de Ouroeste; e Andreía Luciana Ribeiro Donato,Edvânia da Silva de Lima, Gisele Lidiane Berica Bortolosse, Jeisa Daiana Faria Marques, Marinês Facina Tanganelli e Regimare do Carmo da Costa Garcia de Souza de Pedranópolis.