OAB SP participa de apuração paralela do TRE-SP

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

OAB SP participa de apuração paralela do TRE-SP
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo vai sortear no sábado, dia 2 de outubro, quatro urnas eletrônicas, uma na capital e três no interior, para participar de votação paralela. Duas dessas urnas passarão por uma auditoria. Um representante da OAB SP, o advogado Silvio Salata, que é presidente da Comissão de Estudos Eleitorais e Valorização do Voto, acompanhará a apuração no interior do estado.
O sorteio acontecerá na sala de treinamento da SGP (Suíte de Gerenciamento Político), sede do TRE-SP e as urnas sorteadas serão substituídas por outras nas respectivas seções eleitorais.
O procedimento é relativamente simples. Representantes dos partidos políticos preencherão 2.000 cédulas de papel com votos nos candidatos oficiais. Caso os partidos não preencham esse número de cédulas, alunos de 4ª e 5ª séries do colégio Santa Catarina de Sena, localizado no bairro da Bela Vista, na Capital, preencherão tantas quantas forem necessárias para completar o número exigido. Todas as cédulas serão lacradas em quatro urnas de lona.
No domingo da eleição, 3 de outubro, servidores da Justiça Eleitoral digitarão, em um computador e nas quatro urnas sorteadas na véspera, os votos das cédulas. Às 17 horas, a votação é encerrada e os votos apurados.
O resultado verificado na contagem das cédulas deverá coincidir com a das urnas eletrônicas, a fim de comprovar que não há adulteração nos programas da Justiça Eleitoral.
No final do pleito, o resultado obtido na contagem das cédulas deve ser o mesmo das urnas eletrônicas.
Segundo Henri Dias, presidente da OAB Fernandópolis, “a votação paralela é uma auditoria da Justiça Eleitoral para confirmar a segurança da urna eletrônica. Ela consiste numa simulação da votação com urnas oficiais alimentadas com lista de candidatos e de eleitores”.
“Essa providência está prevista em lei e embora as urnas sejam consideradas invioláveis, essa auditoria serve para que não pairem dúvidas e principalmente para garantir a lisura do processo eleitoral”, completa Henri.
Na região de Fernandópolis, representantes da OAB visitarão os locais de votação e acompanharão a apuração dos votos, dando suporte à Justiça Eleitoral.