No último dia 8 de setembro, o juiz da Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarin, recebeu vários ofícios de apoio à sua atuação e de repúdio à reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, que considerou Fernandópolis como uma cidade sitiada pelas drogas.
Quinze dias se passaram e as manifestações ainda acontecem. Durante esta semana, uma montagem de slides correu pela Internet. Mais de 3 mil pessoas - inclusive do exterior - receberam esse e-mail, que contém fotos e dados sobre a cidade, num verdadeiro ato de desagravo a Fernandópolis.
A inspetora de alunos da Escola Estadual Carlos Barozzi Liliane Freire, que mora na cidade há três anos, mas que se considera filha da terra, ficou indignada com a reportagem e decidiu mostrar seus sentimentos pela cidade que adotou como sua.
Morei em Fortaleza, CE, a minha vida toda, e moro em Fernandópolis há apenas três anos, mas para mim é a cidade dos sonhos. Cidade pacata, acolhedora e tranqüila, essa é a imagem que sempre passei para os meus familiares e amigos, e de repente acontece isso. Meus amigos me indagaram sobre a reportagem que havia ido ao ar naquele domingo, por isso resolvi fazer o slide.
Liliane prossegue: A reportagem feita pelo Fantástico foi maldosa e maliciosa. Nota-se que foi mostrado somente um lado da moeda. A cidade carrega várias conquistas, nós temos projetos e pessoas maravilhosas, exemplos são o projeto Sonhadores e o juiz Evandro Pelarin, que tanto faz por esta cidade. O trabalho do conselho tutelar juntamente com a policia militar, a conquista a ZPE, entre outras mil coisas boas que a cidade tem, e o engraçado que isso ninguém vem mostrar. Não estamos querendo tapar o sol com a peneira, mas infelizmente a droga é uma peste que existe em qualquer cidade, afirmou indignada.
O slide que Liliane produziu teve uma grande repercussão em sua vida. Ela recebeu vários emails de apoio, inclusive de pessoas de outros países e do Coronel Ciapina, da Academia do Barro Branco, em São Paulo.
As manifestações de apoio foram muitas. Não recebi nenhuma crítica, mas acredito que muita gente teve vontade de me criticar, concluiu Liliane.
A diretora da escola Carlos Barozzi, Ivonice Brigo, onde Liliane trabalha, também falou sobre seu apoio e sua indignação.
Estou completamente indignada, doeu muito em mim quando vi aquela reportagem (choro). A Liliane é um orgulho para nós e o trabalho dela e de todas as pessoas que se sentiram feridas com tal injustiça deveria ser divulgado. Dou ao juiz Evandro Pelarin dou apoio total, pois também trabalho com jovens e sei como é difícil, ele deve sofrer muito com toda essa pressão em cima dele, mas sei que ele não veio para Fernandópolis à toa, ele foi designado por Deus,concluiu Ivonice, emocionada.
Desagravo a Fernandópolis
Leia abaixo a íntegra da mensagem diguldapa por Liliane Freire na Rede Mundial de Computadores, tendo como pano de fundo fotos de Fernandópolis:
A maior parte dos amigos que conquistei ao longo dos anos na net, sabe que sou de Fortaleza, CE. Entretanto, há 3 anos, no dia 7 de setembro, mudei para Fernandópolis.
Assim, peço a vocês que leiam este desagravo e enviem aos seus amigos para que saibam o que pensa e sente alguém que adotou Fernandópolis como cidade do coração. Fernandópolis é uma cidade de porte. médio, situada no interior de São Paulo, com população em torno de 65.000 habitantes e sede de comarca de 14 municípios.
Aqui há o predomínio da cultura canavieira para a produção de álcool, bem como criação bovina e fruticultura, principalmente, produção de laranjas.
Com a recente criação da ZPE (zona de processamento de exportação), nosso parque industrial ainda pequeno, tende a crescer e prosperar nos próximos anos. Fernandópolis é conhecida como pólo universitário pelas Universidades que aqui se instalaram, uma Fundação e outra Particular, que oferecem cursos variados. Entre eles: direito, medicina (que tem a Santa Casa local como Hospital Escola), odontologia, farmácia/bioquímica, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, medicina veterinária, enfermagem, agronomia, engenharias civil, mecânica e de alimentos, que somam uma população universitária em torno de 10.000 alunos.
Fernandópolis abriga um Batalhão da Polícia Militar, Delegacia Seccional de Polícia, Batalhão de Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária Estadual e Delegacia de Polícia Científica. Possui também uma Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar, que por seu trabalho contínuo e dedicado, principalmente após o "Toque de Recolher", implantado pelo Juiz Evandro Pelarin, reduziu de forma significativa os furtos e a violência existentes na cidade por atuar junto aos jovens em situação de risco.
Este trabalho tem sido muito importante, pois estabelece horários para que as crianças e adolescentes permaneçam nas ruas, desacompanhados dos responsáveis.
A reportagem apresentada no programa Fantástico, da Rede Globo, gravou as cenas mostradas em vídeo nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto e depois nos dias 27 e 28 de agosto. Antes dessa matéria, Fernandópolis ficou conhecida nacionalmente por ter um trabalho sério e eficiente para com seus adolescentes.
No entanto, o que ficou muito claro aos que aqui residem é que aquela reportagem quis combater e influenciar negativamente o trabalho aqui desenvolvido, numa crítica aberta ao Toque de Acolher.
O problema DROGAS é nacional, está em todas as cidades sejam do mesmo tamanho, menores ou maiores que Fernandópolis. Entretanto aqui, em nossa cidade, está muito longe do que foi veiculado na matéria apresentada pelo Fantástico da Rede Globo, no domingo, dia 29 de agosto.
Segundo a Fundação Seade, Fernandópolis tem os MELHORES índices de segurança da região no período de 2001 a 2010.b Ficando em primeiro lugar na categoria MENOR ÍNDICE de furtos e homicídios. O que demonstra o baixo índice de violência em nossa cidade.
É lamentável que um veículo de comunicação poderoso como esse programa se utilize de matérias tão negativas fugindo da realidade que aqui vivenciamos.
Assim, não poderia deixar de expressar meu repúdio juntamente com muitos cidadãos e entidades que se manifestaram de várias formas apoiando o Toque de Acolher e todo o trabalho que aqui vem sendo realizado.
Trabalho este que visa, acima de tudo, o bem estar de nossos jovens e da sociedade como um todo. Dessa forma, expresso a minha indignação diante de algo tão tendencioso que denegriu a imagem da Fernandópolis pacata, de cidadãos que se orgulham de aqui residir.