A garantia do atendimento neurológico na Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis tem preocupado o hospital e os prefeitos da região de Fernandópolis. Na manha dessa quinta-feira, representantes de 13 municípios que formam o Cisarf (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Fernandópolis) se reuniram no gabinete do prefeito Luiz Vilar, com a participação do provedor da Santa Casa, Diomar Durval e o diretor administrativo, Pedro Ciryno, para definir a contratação de médico especialista.
Os municípios apresentaram os problemas enfrentados pela população com a falta de atendimento emergencial de neurologia. A Santa Casa, por sua vez, informou sobre a dificuldade em encontrar profissional qualificado e com disponibilidade de atendimento em Fernandópolis, além da despesa para contratar o serviço.
Ao fim da reunião ficou definido que os municípios passarão a custear o atendimento neurologico, liberando a Santa Casa a contratar três neurologistas para atender a demanda destes municípios.
O prefeito Luiz Vilar salientou a importância dos municípios contribuirem com a Santa Casa de Fernandópolis, já que a demanda vem aumentando a cada dia e os investimentos de saúde devem ser proporcionais ao crescimento. O provedor da Santa Casa, Diomar Pedro Durval, elogiou a iniciativa e informou que entrará em contato com neurologistas da região, indicados pela coordenadora do Cisarf, Dirce Sinibaldi Azadinho, para possíveis contratações.
Uma nova reunião foi marcada para a próxima semana para apresentar as novidades e traçar novas diretrizes.
Municípios atendidos pelo Cisarf
Estrela DOeste, Fernandópolis, Guarani DOeste, Indiaporã, Macedônia, Mira Estrela, Ouroeste, Pedranópolis, Populina, São João das Duas Pontes, São João do Iracema, Turmalina, Meridiano.