FEF sedia o 1º Encontro de Faculdades e Agricultores

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

FEF sedia o 1º Encontro de Faculdades e Agricultores
O 1º Encontro de Faculdades e Agricultores do Município de Fernandópolis foi realizado no auditório da Fundação Educacional de Fernandópolis, no dia 9 de setembro. O evento organizado pelo curso de Engenharia Ambiental da FEF, contou com a parceria da Unicastelo, Sindicato Rural, Prefeitura e Câmara Municipal.


O encontro teve o objetivo de discutir questões ambientais e propor uma maior aproximação da comunidade acadêmica com o meio rural. O coordenador do curso de Engenharia Ambiental da FEF e diretor municipal de Meio Ambiente, Ângelo Veiga, anunciou algumas propostas para fortalecer essa relação. Entre os projetos, Veiga citou o Banco de Áreas, que pretende cadastrar os produtores interessados em fazer reflorestamento das áreas de preservação permanentes. Esse trabalho seria desenvolvido por empresas que precisam fazer a compensação ambiental, mas não possuem áreas. Outro projeto é o S.O.S. Agricultor que disponibilizaria auxilio técnico em questões ambientais aos produtores rurais. Ele destacou ainda o projeto para Diagnóstico Ambiental de Propriedades e o de Doação de Mudas em parceria com o projeto “S.O.S. Mata Atlantica”.


Entre os convidados estava o ex-coordenador do Programa Municipio Verde e Azul da Secretaria do Meio Ambiente, Ubirajara Guimarães, que destacou o trabalho que está motivando os municípios a investirem na conservação e recuperação do meio ambiente. Usaram a palavra, o diretor acadêmico da FEF, Rubens Guilhemat, o coordenador de Desenvolvilmento e Planejamento da Unicastelo, Humberto Cáfaro Filho. Ambos colocaram as instituições de ensino a disposição dos agricultores para consolidar as parcerias. Falaram ainda o presidente do Sindicato Rural e diretor municipal de Agricultura, Marcos Mazetti , representante da CATI/Fernandópolis, Flávia Vasques, e o representante da Codasp, Henrique Carlos Montefeltro Fraga.


O programa constou ainda de palestras que trataram de temas como: Importância das Matas Ciliares nas áreas de Preservação Permanente; Regularização e Licenciamento Ambiental em Imóveis Rurais, pelo professor Luiz Sérgio Vanzela da FEF; Conservação dos solos em Propriedades Rurais, por Leandro Fransoia Fernandes, aluno do curso de Engenharia Ambiental da FEF; Ovinocultura na Região de Fernandópolis, por Humberto Càfaro Filho, da Unicastelo; e Eucalipto, a cultura que dá retorno, por Roberto Andreani, da Unicastelo.