Matéria sobre drogas no “Fantástico” causa revolta na cidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Matéria sobre drogas no “Fantástico” causa revolta na cidade
A matéria intitulada “Toque de recolher não evita tráfico em Fernandópolis”, exibida na noite de domingo passado pelo programa “Fantástico”, da TV Globo, constrangeu e revoltou grande parte da população da cidade.
Durante sete minutos, em tom sensacionalista, a reportagem cobriu uma operação antidrogas realizada em cooperação entre a polícia e o GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – ligado ao Ministério Público de São José do Rio Preto. Segundo o repórter, “Fernandópolis é uma cidade sitiada pelo tráfico”.
As cenas de jovens cheirando cocaína sobre o capô de um carro e a afirmação do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fábio Feitosa, de que “o toque de recolher fere o direito à liberdade de ir e vir”, numa crítica aberta à medida decretada pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, mexeram com os brios da comunidade.
Na segunda-feira, 30, não se falava de outra coisa. O presidente da 45ª Subseção da OAB, Henri Dias, divulgou nota de repúdio à reportagem exibida pela TV Globo. Para o presidente, “a matéria distorceu a realidade fernandopolense. Quem conhece Fernandópolis percebeu claramente o caráter tendencioso da reportagem”. Várias entidades expediram manifestações por escrito apoiando a ação do juiz Pelarin.
Na terça, o prefeito Luiz Vilar participou de uma reunião com membros da Associação de Amigos do Município, para tratar do assunto.
Foram exibidos dados da fundação SEADE, que apontam Fernandópolis como uma cidade com baixos índices de criminalidade e tráfico em relação a municípios do mesmo porte. Será realizada uma campanha tendo como slogan “A tolerância é zero contra o crime, as drogas e o tráfico. Apoio total ao Toque de Recolher”.
Também na terça-feira, o tema foi tratado na reunião mensal do CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança de Fernandópolis. As decisões extraídas na reunião serão divulgadas brevemente, bem como as sugestões apresentadas.
Para o oficial de Justiça Antonio Leal da Silva, vice-presidente do CONSEG, “há uma tendência em pautar matérias de teor negativo a respeito da cidade. O tráfico por aqui não é maior do que nas cidades vizinhas”.
Na região noroeste do Estado de São Paulo, a afiliada da Rede Globo é a TV Tem, de Rio Preto. A sucursal que responde pela região de Fernandópolis fica em Votuporanga.