Escola José Belúcio promove primeiro campeonato de pipas

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Escola José Belúcio promove primeiro campeonato de pipas
A escola estadual José Belúcio de Fernandópolis promoveu na manhã desta quinta-feira o primeiro campeonato de pipas “Linha Limpa”. A idealizadora do evento foi a professora Maria Inês Varanda, que juntamente com a vice diretora Sonia Aparecida Lucas, professores, funcionários e alunos da escola fizeram do concurso um sucesso.

“Esse projeto faz parte do Game Superação, onde a força da juventude existe, por uma aprendizagem inovadora e eficaz. O Game Superação é um projeto específico para Escola de Tempo Integral, reconhecido pelo MEC, criado pelo Instituto Ayrton Senna, onde o jovem é o protagonista de suas ações e que foi colocado em prática pela primeira vez esse ano, mas pretendemos estendê-lo por vários anos. Nossa intenção é desenvolver a cultura e conscientizar os jovens a soltar pipas sem o cerol”,afirmou Sonia.



O concurso foi independente, mas contou com algumas contribuições, casos da Polícia Militar, associação de moradores do bairro, SABESP e o Corpo de Bombeiros, vereador Chamel e a fábrica de pipas J.V.

O campeonato foi dividido em quatro modalidades: Pipa Maior, Pipa Menor, Pipa mais Criativa e Pipa Girls. A modalidade que teve mais inscrições foi a Pipa mais criativa. Os jurados escolheram, dentro das modalidades, as que mais se destacaram, que foram premiadas com medalhas. Além disso, foram sorteados brindes para os alunos inscritos.

Alunos destaque nas Categorias:

- Girls: aluna Greice Carla Correia Bento, Adrieli de Souza Marino e Jenifer Hadiene Fakine.

-Pipa Menor: Diego Felipe Pereira Barbosa e Carlos Eduardo de Moraes.

- Pipa Maior: Renan Izidoro de Lima.

-Pipa Criativa: Vítor Rodrigues da Silva, Igor Henrique da Silva Cunha e Danilo Henrique Silva.



O que é Cerol

Cerol é uma mistura criminosa de cola de madeira com vidro moído que as crianças passam na linha dos papagaios e pipas para cortar a linha das pipas de outras crianças. Esta mistura de cola e vidro moído faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha causadora de muitos acidentes fatais. São utilizados também variações de pó cortante, o mais comum é o pó de ferro. O pó de ferro tem um agravante, pode conduzir eletricidade quando toca nos fios de alta tensão provocando curtos circuitos e até morte em quem solta as pipas.