A Polícia Militar de Fernandópolis faz um alerta à população para um golpe que anda preocupando os moradores: o falso seqüestro.
Abaixo, o inteiro teor do comunicado da Policia Militar sobre a nova modalidade de crime praticada.
GOLPE DO FALSO SEQUESTRO
O golpe do falso seqüestro, como é rotulado pela mídia, que se trata do crime de extorsão praticado por telefone, simulando um seqüestro de um parente da vítima, ainda se espalha em nossa sociedade, enganando pessoas que, em momentos de desespero, chegam a realizar viagens, depósitos em contas bancárias e recargas de celulares na esperança de pagar o suposto resgate de seus familiares.
O falso seqüestro é um delito que depende do ajuste de comportamento da vítima, cabendo à Polícia Militar o papel de informar a sociedade sobre o golpe e as formas de evitar o crime. Por isso, o alerta à sociedade pode ajudar a combater esta modalidade de crime.
PRECAUÇÕES:
- Não forneça ao golpista informações pessoais ou do suposto familiar seqüestrado;
- Se o seqüestrador perguntar quem está falando? ou de onde fala?, responda: com quem quer falar?. Procure agir sempre de forma mais ativa e não de forma submissa perante os questionamentos formulados.
- Lembre-se de que o interesse do golpista é perturbar o equilíbrio emocional da vítima, sem o qual o crime não vai funcionar.
- Cuidado com pedidos de endereços, pois alguns golpes partem de uma ligação para a suposta vítima pedindo para ela confirmar o endereço residencial, com pretextos diversos.
Agradecemos e estamos sempre a postos!
GILBERTO FRANCISCO ANTUNES
Major PM Comandante Interino do 16º BPM/I