O presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação- ABRAZPE, Helson Braga, esteve em Fernandópolis na última segunda-feira, 16, no Plaza Eventos ministrando uma palestra sobre o funcionamento de várias ZPEs espalhadas pelo mundo.
O evento atraiu juízes, promotores, representantes de entidades e empresários, além de membros de entidades da cidade.
Braga destacou o trabalho e a perseverança das autoridades políticas para conseguir esse projeto para Fernandópolis. Tenho certeza que Fernandópolis é um bom terreno para a ZPE, destacou Braga. Para ele, a posição geográfica de Fernandópolis é excelente para a instalação de uma ZPE.
O presidente da ABRAZPE garantiu que qualquer tipo de empresa poderá se instalar na área da ZPE. Se a empresa exportar 80% do seu produto e gerar empregos, já tem requisitos para se instalar no local, afirmou. Quanto à logística de transportes, Braga considera fundamental a vinda da Ferrovia Norte-Sul e sua ligação com a Ferroban.
Hélson Braga disse que compete agora à empresa gestora a construção técnica do projeto e apresentá-lo à Receita Federal, parceira da ZPE. É importante que a Receita participe desde o início da formação do projeto da ZPE de Fernandópolis, dando idéias e adequações, disse.