Morre aos 74 Hostálio Pereira, neto do fundador da cidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Morre aos 74 Hostálio Pereira, neto do fundador da cidade
O comerciante Hostálio Silva Pereira faleceu nesta terça-feira, 3, aos 74 anos de idade. Ele foi sepultado na tarde da quarta-feira. Era proprietário do restaurante “Cantos e Recantos”.
Filho de Olentino Venâncio da Silva e de Leonísia Pereira da Silva, Hostálio era neto do fundador de Fernandópolis, Joaquim Antonio Pereira.
Natural de Olímpia, onde nasceu em 20 de maio de 1936, Hostálio se mudou ainda jovem para a “Vila Pereira”. Foi morar no Sítio São Benedito, onde fazia todo tipo de trabalho.
Conheceu Dona Oriete na festa de casamento de Gentil Franco de Almeida e Dona Lazinha, e a paixão foi fulminante. Logo eles se casaram na Igreja Matriz de Fernandópolis.
A primogênita, Sandra, nasceu em Fernandópolis, mas os outros filhos – Wallace e Najara – nasceriam na capital paulista, para onde a família se mudou e viveu cerca de 30 anos.
Em 1989, porém, a saudade do interior falou mais forte e a família retornou para Fernandópolis. Os freqüentadores do “Cantos e Recantos” usufruíam não só da excelente cozinha de Dona Oriete como do carinho com que eram recepcionados por Hostálio, sempre afável e carinhoso.
Extremamente apaixonado pela esposa, Hostálio declarou, em entrevista para CIDADÃO, que “Oriete é minha metade; se ela me faltar hoje, eu falto amanhã”. A entrevista aconteceu em setembro de 2005 e foi publicada na primeira edição do jornal, na coluna “Nossa Gente”.