Aluno do Barro Branco faz trabalho sobre policiamento comunitário

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Aluno do Barro Branco faz trabalho sobre policiamento comunitário
Marco Antonio da Silva Martins é um fernandopolense de 27 anos que cursa atualmente o último ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia do Barro Branco, em São Paulo.
A carreira militar não surgiu na vida de Martins por acaso: seu pai era o coronel Antonio Carlos Martins, com quem aprendeu a conviver no ambiente de caserna. A mãe é dona Alzira Alves da Silva Martins. Assim, a opção pela carreira se deu com naturalidade.
Martins sempre morou no bairro Vila Nova – mais precisamente na Rua Brasil. Estudou até a 8ª série na escola Saturnino Leon. Depois, concluiu o colegial na Coopere.
Depois que passou no difícil concurso do Barro Branco, ele viveu dois anos no regime de internato (só era permitido aos alunos sair da Academia nos finais de semana). A partir do terceiro ano, o regime mudou, e agora, no quarto ano, ele prepara seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
A escolha do tema recaiu em “Desenvolvimento do Policiamento Comunitário em Fernandópolis”. Martins passou os últimos dias na cidade, pesquisando os trabalhos desenvolvidos nesse sentido, como o “FEF em ação”, o toque de recolher e o recém-criado toque escolar – esses dois últimos, projetos do Juiz da Infância e Juventude Evandro Pelarin.
O futuro oficial cita como digno de nota o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e elogia a ação do juiz Pelarin: “As estatísticas mostram que o toque de recolher fez diminuir os casos de atos infracionais em que os menores figuram tanto como autores quanto como vítimas”, explica.
Em todas essas ações, há a participação da Polícia Militar. A pesquisa de Martins terá que ser concluída até outubro, quando ele a apresentará a uma banca examinadora da Academia. O curso de formação de oficiais é considerado curso superior. O formando é bacharel em Ciências Policiais de Segurança em Ordem Pública.
Depois da formatura, em dezembro, Martins deverá ficar na região da Grande São Paulo, no chamado “aspirantado”, uma espécie de estágio probatório. Depois desse período, os aspirantes são tradicionalmente promovidos a 2º Tenente. O rapaz pretende voltar para a região noroeste paulista.
As inscrições para o próximo concurso do CFO estarão abertas de 2 a 27 de agosto e devem ser feitas pela Internet. O interessado tem que possuir o ensino médio completo e no máximo 26 anos – salvo se já for integrante da PM.