Durante a visita da candidata do PT a presidência, Dilma Rousseff, à cidade de Jales, no dia 17, o ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, Luiz Marinho, declarou que vislumbra manobras cujo objetivo seria tirar o presidente Lula da campanha.
A declaração foi feita com exclusividade ao jornalista Alencar César Scandiuzi, diretor do Sistema Líder de Comunicação e integrante do conselho editorial de CIDADÃO.
Segundo Marinho, que atualmente é prefeito de São Bernardo do Campo, o Congresso Nacional tem a responsabilidade de aperfeiçoar a legislação eleitoral, porque o Judiciário está tomando conta de tudo.
Marinho criticava o rosário de multas que vêm sendo aplicadas pelos Tribunais Eleitorais: O Congresso precisa estudar o assunto e deixar a legislação clara, bem como os procedimentos que os agentes públicos devem adotar. O que acontece atualmente é uma clara tentativa de alijar o presidente Lula da campanha, e essas ações acabam respingando nos candidatos em forma de multas. Tudo isso é culpa da indefinição da legislação, considerou.