O programa Disque-Árvore, da Prefeitura de Fernandópolis, já alcança a marca de 703 unidades plantadas na cidade, em apenas cinco meses de trabalho. Um relatório elaborado pela Diretoria do Meio Ambiente revela que mais de 60 bairros de Fernandópolis foram arborizados, através do serviço de plantio gratuito de árvores.
A0 maior demanda ocorreu em março, quando foram plantadas 199 mudas de árvores em 32 bairros. Abril também foi um dos meses de maior plantio: 37 bairros receberam o total de 161 árvores.
A significativa adesão ao projeto fez com que a média do plantio de árvores saltasse de oito para 30 por semana. Para atender à demanda, a equipe da Diretoria Municipal de Meio Ambiente faz hora-extra, inclusive aos sábados.
Doze espécies de árvores de pequeno, médio e grande porte são indicadas pela Diretoria para o plantio. As que têm maior demanda são o Ipê-Mirim, Árvore da China, Espirradeira e Acácia.
O serviço é gratuito. A população liga e a Prefeitura envia um técnico até a casa do solicitante para analisar a área e plantar a árvore adequada. Antes, é feito o corte do concreto da calçada e, após o plantio, são colocadas estacas de madeira para proteger a planta. Por fim, o morador assina um termo de responsabilidade e recebe explicações de como cuidar da árvore.
O projeto inovador da Prefeitura de Fernandópolis já ganhou destaque na mídia nacional e internacional. No mês passado, a administração recebeu carta do servidor público federal de Brasília José Bragança Filho, elogiando o Disque Árvore.
Na carta, Bragança Filho, que também é estudante do curso de geografia, comenta que Fernandópolis ficou conhecida em todo Brasil como uma das cidades mais verdes do país, através do Disque-Árvore.